O que acontece quando um menino escreve que “viveu numa casa terrorista” - TVI

O que acontece quando um menino escreve que “viveu numa casa terrorista”

Educação

A escola reportou imediatamente à polícia britânica o pormenor na redação do menino de dez anos, consequência da legislação anti-terrorismo

Quando um menino muçulmano escreveu, numa redação, que “viveu numa casa terrorista”, soaram as campainhas de alarme numa escola básica de Lancashire, no Reino Unido.

Ao abrigo da legislação anti-terrorista, os professores são obrigados a reportar às autoridades os casos suspeitos de terrorismo.

O menino de dez anos teve de prestar esclarecimentos na polícia. A família reclama agora um pedido de desculpas por parte da escola e da polícia, argumentando que a criança está “assustada”. Os familiares alegam que a criança queria escrever que “viveu numa casa com terraço” e não numa “casa terrorista”.

A BBC contactou o Conselho Muçulmano do Reino Unido, a maior organização muçulmana no país, que confirmou ter conhecimento de vários casos destes.

“Estamos muito preocupados que, à luz da questão de segurança, os estudantes estejam a ser vistos como terroristas”, disse Miqdaad Versi, da organização.
 
Não há dados oficiais sobre o número de crianças referenciadas ao abrigo desta medida anti-terrorista, mas a BBC sabe que, até outubro, estavam referenciados 1355 menores de 18 anos. 
Continue a ler esta notícia