Menina agradece a soldados que a resgataram do EI: "Queria beijar-vos os pés" - TVI

Menina agradece a soldados que a resgataram do EI: "Queria beijar-vos os pés"

  • Tomásia Sousa
  • 24 out 2016, 10:41
Menina agradece às tropas iraquianas

Vídeo em que Aysha, de dez anos, conta a sua história, está a emocionar os internautas

Uma menina de dez anos, que vivia com a mãe em Mossul sob o domínio do Estado Islâmico, agradece às tropas iraquianas por a terem resgatado. O vídeo está a emocionar a Internet.

Agradeço-vos muito. Pensei que nunca nos viessem salvar”, afirma Aysha, que há três dias não tinha água nem comida.

No vídeo, captado em Kafer, perto de Mossul, Aysha explica que o pai morreu às mãos dos jihadistas e que a mãe foi obrigada a entregar-lhes todas as joias e dinheiro que tinha.

Os homens do Estado Islâmico levaram muitas crianças da minha aldeia. Não sabemos o que lhes aconteceu. Algumas morreram”, conta. “Obrigada, obrigada. Queria beijar-vos os pés.”

O governo de Bagdade afirma que, desde a última semana, foram reconquistadas cerca de 50 localidades que estavam nas mãos dos jihadistas.

Com a aproximação dos militares iraquianos e combates curdos de Mossul, as organizações humanitárias dizem que centenas de famílias se puseram em fuga.

Estima-se que milhares de membros combatentes do Estado Islâmico estejam acantonados em Mossul e tenham carregado a cidade de explosivos, acrescenta a Reuters, o que faz prever combates muito sangrentos e prolongados quando as tropas iraquianas e curdas lá entrarem.

Continue a ler esta notícia