Mergulhadores que salvaram crianças tailandesas são os "australianos do ano" - TVI

Mergulhadores que salvaram crianças tailandesas são os "australianos do ano"

  • CDC
  • 25 jan 2019, 16:02
Craig Challen e Richard Harris

Richard Harris e Craig Challen foram homenageados por terem participado no salvamento de 12 crianças que ficaram presas numa gruta da Tailândia

Dois dos mergulhadores que participaram na operação de resgate de um grupo de crianças numa gruta da Tailândia foram galardoados com o prémio de personalidade do ano na Austrália. Recorde-se que a missão de salvamento, que teve lugar em junho do ano passado, permitiu resgatar 12 rapazes da equipa de futebol Wild Boars, que estavam acompanhados do seu treinador.

Os mergulhadores Richard Harris e Craig Challen receberam em conjunto este prémio numa cerimónia que teve lugar em Camberra, na sexta feira. O galardão “Australiano do Ano” já não era atribuído a mais do que uma pessoa desde 1967.

Os dois heróis são amigos há anos e partilham a mesma paixão: mergulhar. Harris, natural de Adelaide, é médico anestesista e Challen, de Wangara, é campeão de mergulho.

Os australianos passaram três dias nas imediações da caverna de Tham Luang Nang Non, na Tailândia, e tiveram que nadar vários quilómetros em condições adversas.

Harris foi o primeiro a nadar até à caverna. O médico examinou as crianças e anestesiou-as, preparando-as para o resgate. Depois, Challen transportou-as em segurança até à superfície. Os dois mergulhadores trabalharam sempre em conjunto.

A fase final desta megaoperação de resgate durou três dias e envolveu um total de 18 mergulhadores. Um deles, Saman Kunan, veterano da marinha tailandesa, morreu durante a missão.

Harris já tinha recebido o prémio de "Australiano do Sul", mas na altura referiu à ABC que preferia que o galardão tivesse sido entregue ao seu colega, Challen.

Desta vez, ambos receberam o prémio e foram igualmente homenageados pelo seu ”altruísmo, pela sua coragem e vontade de ajudar os outros”.

De acordo com o The Guardian, ambos também já tinham sido galardoados com a “Estrela da Coragem”, o segundo prémio para atos heróicos mais importante da Austrália.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE