A Defesa Civil da Síria, conhecida como Capacetes Brancos, filmou um suposto salvamento em "Mannequin Challenge", que resultou numa reação pouco favorável para a equipa. Foi feito um pedido de desculpas que, de acordo com a CNN, declarou o incidente como um “erro de julgamento”.

 

O vídeo, filmado pelo grupo de oposição Forças Revolucionárias da Síria (RFS na sigla em inglês), é produzido obedecendo às permissas do desafio das redes sociais que se tem popularizado por todo o mundo.

O grupo foi recentemente nomeado para finalista do Prêmio Nobel da Paz, por causa do trabalho que tem desenvolvido, salvando mais de 70,000 vidas civis numa nação devastada pela guerra. O incidente gerado com este vídeo parece estar a desvalorizar o feito.

Este vídeo e as publicações relacionadas foram gravadas pela comunicação social da RFS com voluntários da Defesa Civil da Síria, que esperavam criar uma ligação entre o horror da Síria e o mundo exterior, usando o viral «Mannequin Challenge». Isto foi um erro de julgamento e pedimos desculpas em nome dos voluntários envolvidos ", segundo declararam

Estes comentários surgiram depois de um meio de comunicação, na Rússia, ter dado a entender que, após o vídeo de “humor”, outros vídeos dos Capacetes Brancos não seriam levados a sério. 

É de relembrar que as Forças Revolucionárias da Síria já usaram aplicações populares, como o Pokemon Go, para chamar a atenção de situações na Síria. A ideia era a de manter o resto do mundo envolvido.

Redação / FG