Líder da extrema-direita americana agredido durante entrevista - TVI

Líder da extrema-direita americana agredido durante entrevista

Richard Spencer ficou conhecido depois de, em novembro, aparecer num vídeo a gritar uma saudação nazi para celebrar a vitória de Trump e a incitar a audiência a fazer o mesmo

O líder da extrema-direita norte-americana, Richard Spencer, foi agredido, na última sexta-feira, quando dava uma entrevista para a Australian Broadcasting Corporation (ABC), em Washington, perto do local onde Donald Trump tomou posse. A agressão foi filmada, divulgada online e já se tornou viral.

O vídeo mostra o nacionalista americano a falar para a câmara da correspondente em Washington da ABC. Durante a entrevista, é interrompido por alguns indivíduos que estavam nas imediações e responde às provocações.

Richard Spencer é então questionado sobre o significado do pin que usava na lapela, apelidado de “Pepe de Fog” (um símbolo usado pelos nazis e anti-semitas). Quando começou a responder, um homem de cara tapada, um homem saiu da multidão, deu-lhe um soco e fugiu.

No vídeo, não é possível confirmar o estado em que ficou Richard Spencer, mas, mais tarde, através do Twiter, o nacionalista assegurou que não sofreu “danos sérios”.

Em entrevista telefónica com a CNN, horas mais tarde, Spencer sublinhou que é “uma situação terrível”.

Nunca tal me tinha acontecido. Um soco, em plena luz do dia”, disse.

Também através do Twitter, Richard Spencer fez saber que já apresentou uma queixa às autoridades. 

E na mesma rede social, colocou vários posts onde apelou para a identificação 

Richard Spencer ficou conhecido depois de, em novembro, ter aparecido num vídeo a celebrar a vitória de Trump, gritando uma saudação nazi e incitando a audiência a fazer io mesmo. "Hail Trump! Hail o nosso povo! Hail vitória!", gritou Spencer na altura.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE