tvi24.pt falou com habitante do Complexo do Alemão: «As pessoas têm medo» - TVI

tvi24.pt falou com habitante do Complexo do Alemão: «As pessoas têm medo»

Complexo do Alemão

René Silva, jovem candidato a jornalista tem relatado, ao minuto, no Twitter, a guerra urbana nas favelas do Rio de Janeiro

René Silva tem 17 anos e é um dos membros mais activos socialmente da comunidade onde vive, em pleno Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Aos 11 anos fundou, sozinho, o jornal «Voz da Comunidade», que relata as notícias da favela.

O seu activismo ganhou visibilidade com a invasão do Complexo do Alemão pelas autoridades, no último fim-de-semana. Tem estado a relatar ao minuto, pelo Twitter, em @vozdacomunidade, os acontecimentos na favela. As notícias chegam-lhe pelas televisões, pela Internet, mas também pelos vizinhos, que lhe transmitem informação privilegiada.

Esta segunda-feira, René descreveuao tvi24.pt uma favela «tranquila». À hora que gravou a entrevista, devia estar na escola, «mas não teve aula em torno do Complexo essa manhã». Esta segunda-feira, apesar de os polícias e os militares estarem a passar a favela a pente fino, os habitantes saíram «normalmente para trabalhar».

René admite que ainda haja «bandidos» escondidos na favela e que os habitantes têm medo, sobretudo «de falar à imprensa». Mas René não tem medo de falar, nem de twittar, nem de lutar activamente pela comunidade que o viu nascer e onde mora. Acredita que também assim se combate o crime.

Tal como ele, vários jovens do Complexo do Alemão lutam por uma comunidade melhor. À semelhança do que tem feito todos os anos, os jovens (o «Voz da Comunidade» é agora feito por ele e mais seis adolescentes com idades entre os 11 e os 17 anos) responsáveis pelo jornal estão a organizar uma campanha para angariar brinquedos e «cestas básicas» para os mais carenciados da favela. René acredita que este ano a adesão à campanha vai superar todas as expectativas.

Ouça aqui a entrevista a René Silva, o jovem que relata a guerra urbana no Rio de Janeiro através do Twitter

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos