(ACTUALIZADA ÀS 11:00)

Roberta McCain, mãe do candidato republicano à Casa Branca nas presidenciais de 2008, John McCain, deu entrada no hospital de S. José, em Lisboa, esta quinta-feira, onde ficou internada, soube o tvi24.pt.

Read the english version

Segundo foi possível apurar, Roberta Wright McCain, de 97 anos, chegou à unidade de saúde às 19:26, transportada pelo INEM, após ter sido encontrada caída na rua.

O tvi24.pt sabe que a mãe do principal adversário de Barack Obama nas últimas eleições presidenciais nos EUA apresentava ferimentos na cabeça e na face, tendo ficado momentaneamente amnésica.

Roberta McCain foi sujeita a vários exames, entre eles um electrocardiograma e um raio-x. No início da madrugada, ainda continuava sob observação, tendo sido decidido que ficaria internada durante, pelo menos, as próximas horas.



A norte-americana encontra-se hospedada no quarto 202 do Hotel Borges - uma unidade de duas estrelas com uma diária de 75 euros -, situado na Baixa lisboeta, onde fez o check-in esta quinta-feira à tarde, por volta das 16:00. A reserva foi feita pela Internet e é de uma noite, confirmou fonte da unidade hoteleira, que explicou que a mãe de John McCain «chegou de táxi sozinha».

O senador McCain foi informado do acidente pelo tvi24.pt e de imediato encetou diligências para tentar saber qual o seu estado de saúde. A mãe do senador do Arizona é conhecida nos EUA pela sua vitalidade e como uma viajante inveterada, cuja data de expiração do passaporte é 5 de Março de 2019.

Entretanto, em comunicado enviado ao tvi24.pt, esta sexta-feira de manhã, o Centro Hospitalar de Lisboa Central informa que «Roberta Wright MacCain, mãe do senador norte-americano John MacCain, deu entrada nas Urgências do CHLC - Hospital de S. José, vítima de queda, ao final da tarde do dia 22».

Na mesma nota informativa, refere-se que «a doente encontra-se em observação, a realizar diversos exames, e em situação clínica estável».
Filipe Caetano / Hugo Beleza e Catarina Pereira