A Biblioteca Presidencial Ronald Reagan foi um dos edifícios em risco devido aos fortes incêndios que lavram no estado norte-americano da Califórnia. O complexo, onde estão vários documentos da administração do 40º presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, encontrou, em centenas de cabras, ajudantes inesperados.

Em maio, a biblioteca adquiriu cerca de 800 cabras para limpar as matas envolventes, numa medida preventiva, uma vez que os campos em volta estavam bastante secos. Os animais comeram mais de a 50 hectares.

Com o trabalho dos animais feito, o solo ficou muito menos inflamável, o que impediu o fogo de se espalhar mais rápido, dando tempo aos bombeiros para agir.

Os bombeiros disseram-nos que a limpeza da mata tornou o trabalho deles mais fácil", afirmou uma das funcionárias da biblioteca, Melissa Giller, à agência Reuters.

Além de vários documentos referentes à presidência de Ronald Reagan, aquele local também contém os restos mortais do antigo presidente norte-americano, bem como os da sua mulher, Nancy Reagan.

O estado da Califórnia está em alerta há vários dias, devido aos fortes incêndios que se têm feito sentir na região. Um dos episódios mais marcantes foi o de um cavalo que voltou atrás para salvar a sua família.