Dezenas de cangurus estão a invadir a cidade de Canberra, na Austrália. A escassez de alimentos no habitat tem levado estes animais a procurar comida nas cidades. Campos desportivos, quintais e, até, algumas estradas são os locais eleitos para comerem relva.

Os moradores de Canberra não ficaram indiferentes aos novos habitantes e utilizaram as redes sociais para partilhar imagens dos cangurus a explorar a "nova casa".

Apesar das muitas fotos e vídeos, todo o cuidado é pouco quando os cangurus estão com fome. Na verdade, estas visitas acabam por se tornar perigosas até para os animais que costumam procurar comida, junto às estradas, na hora de maior trânsito.

 

Segundo com o diretor do Parques e Conservação do Território da Capital Australiana (ACT), Daniel Iglesias, a capital australiana, Canberra, tem mais de 30 reservas naturais, onde a maioria  dos parques acolhe centenas de cangurus cinzentos orientais e, por isso, vê-los assim na rua não é assim tão surpreendente.

No entanto, o número de cangurus a vaguear pela cidade aumentou.

Canberra está a passar por uma tempestade de dificuldades por causa dos cangurus. Novos registos foram feitos em Canberra para noites frias e geladas neste inverno. Isso, juntamente com condições muito secas e com muito pouca chuva nos meses de junho e julho, significa que há muito pouca comida para os cangurus ", disse Iglesias à CNN.

Tudo isto tornou os campos de futebol, pátios de escolas e estradas como potenciais lugares a receberem visitas.

Conduzir em áreas com tantos cangurus não é de todo aconselhável durante os períodos de alimentação dos animais, uma vez que podem saltar para a frente dos carros. De acordo com a CNN, já há carros com "barras vermelhas" na frente, para se conseguirem defender de eventuais imprevistos com os cangurus. 

Apesar de ser já um animal visto como normal no dia-a-dia dos australianos, os cuidados são poucos. E o aviso é dos Parques do Território da Capital Australiana.

Descubra onde andam os cangurus e evite-os, ou diminua a velocidade, especialmente durante os períodos de pico de movimento", disse Iglesias.

E não só. Deve-se afastar dos cangurus e afastar outros animais deles.  

As pessoas também devem manter os cães longe deles, uma vez que podem irritar os cangurus e até porque os cães podem começar a correr atrás deles e, por isso, arriscam-se a ser atacados."

 

Os cangurus são considerados uma praga na maioria das áreas da Austrália, onde o abate é legal. O governo ACT realiza um abate anual que visa diminuir o impacto dos animais nos ecossistemas e ameaçar algumas espécies da flora e da fauna locais. Este ano foram mortos mais de três mil cangurus em todo o país.

Segundo a CNN, existem mais de 44 milhões de cangurus no país. Até à data do recenseamento 2016, Austrália tem uma população humana de 24 milhões.