Estratégia russa de apoiar Assad está "condenada ao fracasso" - TVI

Estratégia russa de apoiar Assad está "condenada ao fracasso"

O silêncio constrangedor entre Barack Obama e Vladimir Putin na Cimeira do G8, na Irlanda do Norte, em junho de 2013, ainda antes do agravamento das relações entre os EUA e a Rússia. REUTERS/Kevin Lamarque

Barack Obama diz que a Rússia partilha com os EUA a vontade de lutar contra o extremismo violento, mas continua a acreditar em quem não deve

Barack Obama antecipa que a estratégia russa na Síria, que consiste em apoiar o regime de Damasco, está “destinada ao fracasso”.

Durante uma intervenção, feita na base militar de Fort Meade, no Estado de Maryland, o presidente dos Estados Unidos da América disse que a Rússia partilha com o seu país "a vontade de lutar contra o extremismo violento”.

Mas, contrastou, “a má notícia é que a Rússia continua a acreditar" que o Presidente sírio, Bashar al-)Assad "é alguém que merece ser apoiado”.

A Federação Russa já enviou para a Síria navios de desembarque de tanques, aviões e um número reduzido (e indeterminado) de infantaria naval.

O governo de Moscovo já confirmou que tem “especialistas” no terreno, porém o Executivo sírio nega que os russos estejam envolvidos nos combates. 
Continue a ler esta notícia