Kasparov anuncia fim da candidatura à presidência - TVI

Kasparov anuncia fim da candidatura à presidência

  • Portugal Diário
  • 12 dez 2007, 14:01

Dirigente da Frente Cívica Unida alega que não tem nenhum local para reunir com o seu grupo

Relacionados
O antigo campeão mundial de xadrez e dirigente da Frente Cívica Unida, Garri Kasparov, anunciou esta quarta-feira que o fim da sua campanha para as eleições presidenciais na Rússia, a 02 de Março.

«A minha campanha presidencial terminará amanhã (quinta-feira) porque, em toda a cidade de Moscovo, não há uma sala para poder realizar a reunião do meu grupo de iniciativa», declarou Kasparov esta quarta-feira, numa reunião do Congresso Cívico da Rússia, organização que reúne grupos de defesa de direitos humanos.

Ao abrigo da lei eleitoral, os candidatos a Presidente da Rússia devem realizar reuniões com um «grupo de iniciativa», ou seja, um grupo de cidadãos que apresenta a candidatura.

A iniciativa deve ser comunicada à Comissão Eleitoral Central da Rússia cinco dias antes da sua realização, prazo termina quinta-feira.

Após esta fase, se o candidato não tiver o apoio de um partido, ou mais, com representação na Duma Estatal (câmara baixa) do parlamento russo, deve depois reunir dois milhões de assinaturas de votantes para que a Comissão Eleitoral Central da Rússia inscreva o nome no boletim de voto.

Gerência voltou atrás e impediu aluguer da sala

O «grupo de iniciativa» de Kasparov tinha uma reunião marcada quinta-feira na sala de cinema Mir, em Moscovo e o candidato tinha já pago o aluguer do local. Na terça-feira, a gerência da sala reviu a decisão.

De acordo com a porta-voz do líder da oposição ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, Marina Litvinovitch, todas as tentativas de alugar um local para a realização da reunião «terminaram em recusas sem qualquer tipo de explicação».

Mulher e filha detidas no aeroporto

O sítio electrónico Kasparov.ru informa também que a mulher e a filha do antigo campeão de xadrez foram detidas no aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, quando se preparavam para partir para o estrangeiro.

O avião em que deviam viajar partiu sem elas, porque as tropas fronteiriças alegaram que era preciso «verificar os documentos» e «apurar circunstâncias».

Garri Kasparov é o primeiro candidato à presidência a desistir de concorrer às eleições de 02 de Março de 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados