Putin assina lei que impede norte-americanos de adotar crianças russas - TVI

Putin assina lei que impede norte-americanos de adotar crianças russas

Vladimir Putin

Documento é visto como uma retaliação pelas críticas norte-americanas à maneira como os direitos humanos são tratados

Relacionados
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou a lei que proíbe a adoção de crianças russas por norte-americanos, de acordo com a Reuters.

A lei, que entra em vigor a 1 de janeiro e é considerada uma ação de retaliação pelas críticas norte-americanas à maneira como os direitos humanos são tratados na Rússia, vai impedir que dezenas de crianças saiam do país para se juntarem a famílias adotivas.

A Rússia é a maior origem de crianças adotadas nos Estados Unidos. Nos últimos 20 anos foram recebidas mais de 60 mil crianças nos EUA nos últimos 20 anos.

O texto foi votado pelo Parlamento russo em resposta à «lista Magnitsky», uma lei adotada pelo Congresso americano contra responsáveis por violações dos direitos humanos na Rússia e que impede a entrada no país de russos acusados de envolvimento na morte sob custódia do advogado anticorrupção Sergei Magnitsky e de outros suspeitos de crimes contra os direitos humanos.

O documento impõe ainda o congelamento de bens e vistos de viagem para norte-americanos acusados de violar os direitos de cidadãos russos no exterior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE