Russos vão abandonando instalações diplomáticas nos Estados Unidos - TVI

Russos vão abandonando instalações diplomáticas nos Estados Unidos

  • 2 set 2017, 23:27
Consulado da Rússia em S. Francisco

Medida de retaliação levou diplomatas russos a deixar o consulado em S. Francisco e duas outras dependências em Washington e Nova Iorque. Na véspera, começaram os funcionários norte-americanos a deixar a Rússia

Diplomatas russos deixaram três instalações nos Estados Unidos, este sábado, cumprindo uma ordem dada pelo departamento de Estado, tomada como retaliação quando Moscovo decidiu expulsar 455 funcionários de dependências norte-americanas na Rússia.

A primeira decisão de expulsão da Rússia foi tomada como uma reação ao agravamento das sanções económicas decidido pelo Congreso norte-americano.

Sábado, funcionários do consulado russo na cidade californiana de S. Francisco foram vistos a retirar móveis, equipamentos e malas de dentro das instalações.

A Rússia não poderá mais usar essas instalações para fins diplomáticos ou consulares", foi a posição expressa por um porta-voz do departamento de Estado, citado pela agência Reuters.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia chamou entretanto o embaixador norte-americano em Moscovo para lhe entregar uma nota formal de protesto contra eventuais planos de serem feitas buscas na missão comercial russa em Washington, que irá fechar.

Continue a ler esta notícia