Donald Trump ataca mayor de Londres depois de comentários sobre o furacão Dorian - TVI

Donald Trump ataca mayor de Londres depois de comentários sobre o furacão Dorian

  • António Guimarães
  • 3 set 2019, 19:24
Donald Trump

O autarca da capital do Reino Unido, Sadiq Khan, ironizou com a presença do presidente norte-americano num campo de golfe, enquanto os Estados Unidos se preparavam para a tempestade

O presidente dos Estados Unidos e o mayor da Câmara de Londres protagonizaram uma troca de palavras nos últimos dias, mas Donald Trump decidiu escalar a discussão, apelidando Sadiq Khan de "incompetente", acrescentando ainda que é um "autarca terrível". Tudo começou depois de o londrino ter ironizado com a presença de Donald Trump num campo de golfe, enquanto os Estados Unidos se preparavam para o furacão Dorian.

Donald Trump alegou a passagem da tempestade para não marcar presença no 80º aniversário da invasão da Polónia por parte das tropas alemãs, que deu início à Segunda Guerra Mundial. Presente na cerimónia, Sadiq Khan reacendeu a rivalidade, que já tinha tido foco aquando os atentados que a capital britânica sofreu em 2017. Na altura, o presidente dos Estados Unidos acusou o mayor de Londres de não levar os ataques a sério.

Ele está claramente ocupado a líder com um furacão num campo de golfe", proferiu Sadiq Khan em declarações ao Politico, no domingo.

O líder norte-americano não gostou, e contrapôs no seu Twitter pessoal, acusando Sadiq Khan de ser "incompetente", alertando para uma eventual situação de descontrolo do crime na cidade de Londres.

Khan devia focar-se nos 'crimes de arma branca', que estão totalmente fora de controlo em Londres. As pessoas até têm medo de andar nas ruas. Ele é um péssimo mayor e deve ficar fora dos nossos assuntos", referiu Donald Trump.

 

Sadiq Khan lançou ainda fortes críticas a Donald Trump num artigo publicado no The Guardian. O mayor de Londres acusou o presidente dos Estados Unidos de ser o "rapaz-propaganda do nacionalismo branco".

Existe uma nova vaga de movimentos de direita extremista e de partidos políticos que estão a ganhar poder e influência a uma velocidade alarmante, suportados por Donald Trump", escreveu Sadiq Khan.

A primeira vez que os dois políticos entraram em confronto foi em 2016, quando Sadiq Khan, um muçulmano, não gostou dos comentários de Donald Trump sobre a sua religião. O atual mayor de Londres foi mesmo o primeiro muçulmano a ser presidente de câmara de uma capital europeia.

Continue a ler esta notícia