Saiba por que anda tanta gente com um alfinete-de-ama ao peito - TVI

Saiba por que anda tanta gente com um alfinete-de-ama ao peito

#SafeyPin

Depois do Reino Unido, também nos Estados Unidos as pessoas aderiram ao movimento #SafetyPin em solidariedade com as minorias sociais e étnicas

Primeiro, o Reino Unido votou para sair da União Europeia e começaram a surgir fotografias nas redes sociais de pessoas que usavam alfinetes-de-ama como acessório e a hastag #SafetyPin. Agora, Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos e o movimento dos alfinetes já cruzou o Atlântico.

Mas o que têm em comum estas duas sociedades para além do idioma? Segundo os defensores da causa, as minorias ameaçadas pelos responsáveis políticos.

No Reino Unido, a hastag #SafetyPin foi utilizada a favor dos imigrantes, incluindo dos portugueses, que depois do referendo que revelou a preferência pela saída da União Europeia se tornaram alvo de ataques de ódio. De acordo com a polícia britânica, o número de crimes radicais e religiosos têm vindo a aumentar depois do referendo que deu a vitória ao Brexit.

Nos Estados Unidos, Donald Trump defende (ou pelo, defendeu durante a campanha presidencial) a expulsão dos imigrantes ilegais do país e afirma-se contra os muçulmanos, comunidade LGBT (lésbica, gay, bissexual e transsexual) e todas as minorias sociais e étnicas a viverem no país.

O ator britânico Patrick Hewes Stewart também aderiu ao movimento. Sem expressar mais nenhuma palavra, utilizou a hastag #safetypin e publicou uma fotografia sua na conta do Twitter e do Instagram.

 

#safetypin

Uma foto publicada por Patrick Stewart (@sirpatstew) a

Desde que foi eleito, na terça-feira, o milionário tem sido alvo de críticas e protestos nas ruas de várias cidades norte-americanas. As pessoas gritam palavras de ordem como “Não é o meu Presidente” e “Ama o ódio de Trump”. O movimento #SafetyPinUSA vem reforçar o apoio às minorias étnicas contra as políticas protecionistas e conservadoras do agora eleito presidente dos Estados Unidos.

 

This is my face, reflecting the strange rush of various emotions upon having a Trump protest pass by me while working on 5th ave. . Your vote isolates you from me. It scares me. It makes me not want to, nor know how to be your friend or love you. I don't know how to allow you in my life. . This photo has no filter and my words have no filter. . A vote for Trump was a vote against me. You made your choice when you chose him. You didn't choose me (or POC, LBGTQ+, Immigrants, & any other threatened minority group.) . To those who feel as I feel, I'll keep wearing my safety pin. You're safe with me. I'm With Her & I'm With You. #ImWithHer #NastyWoman #HRC #StrongerTogether #PantsuitNation #SafetyPin #NotMyPresident

Uma foto publicada por Nicole (@notthegirlinthesensibleshoes) a

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos