Celebridade do Instagram detida por blasfémia, promoção de violência e ódio - TVI

Celebridade do Instagram detida por blasfémia, promoção de violência e ódio

A instagrammer iraniana Sahar Tabar tornou-se uma sensação desde que começou a partilhar nas redes sociais as intervenções cirúrgicas que fez para se tornar cada vez mais parecida com Angelina Jolie

Uma mulher iraniana, muito popular no Instagram, foi detida por acusações de promover a violência e o ódio, educação ilícita, blasfémia, insulto ao véu islâmico e encorajamento de jovens para cometer corrupção.

Sahar Tabar, o nome da instagrammer famosa pela aparência radical e cirurgias plásticas partilhadas nas redes sociais, tornou-se uma sensação viral em 2017, escreve a CNN, que cita a agência de noticias do Irão Tasnim News. A conta de Instagram da mulher foi, entretanto, eliminada, embora existam algumas outra com fotografias da mulher.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Sahar Tabar (@sahartabar_officialx) on

De acordo com a agência, foram apresentadas queixas sobre a mulher ao Ministério Público iraniano.

Sahar publicava regularmente fotografias e vídeos no Instagram – a única grande rede social que não está banida no país. Os seguidores acreditavam que a mulher queria tornar-se numa versão zombie da atriz Angelina Jolie.

É tudo Photoshop e maquilhagem”, afirmou numa entrevista, em dezembro de 2017, à agência de notícias russa Sputnik. “Sempre que publico uma fotografia, torno a minha cara mais engraçada. É a minha maneira de me expressar, uma espécie de arte. Os meus seguidores sabem que não é a minha cara real”, explicou Sahar, que na altura era título em vários órgãos por se ter submetido a mais de 50 operações plásticas e por pesar apenas 40 quilos.

Nessa mesma entrevista, a mulher negou a intenção de se parecer com Jolie.

Eu não tenho qualquer interesse em parecer a Angelina Jolie, e não queria parecer-me com a personagem do filme “A Noiva Cadáver”. Percebo que tenha algumas semelhanças com elas, mas eu sou a minha própria musa e não quero parecer-me com ninguém. Não é esse o meu objetivo”, sublinhou a instagrammer.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Sahar Tabar (@sahartabar_officialx) on

Sahar Tabar negou ainda a quantidade de cirurgias plásticas de que se falava, referindo apenas “algumas”, como ao nariz, lábios e lipoaspiração.

Também no Irão, em 2018, um casal de australianos foi detido por usar um drone sem autorização. No mesmo ano, uma jovem foi detida por publicar vídeos a dançar música ocidental na rede social.

A Amnistia Internacional, diz a CNN, afirma que a “confissão forçada” já adolescente foi transmitida em direto na televisão estatal do Irão.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE