Profissionais de saúde com aumento salarial médio de 183 euros em França - TVI

Profissionais de saúde com aumento salarial médio de 183 euros em França

  • BC
  • 14 jul 2020, 16:50
Jean Castex nomeado primeiro-ministro francês

Primeiro-ministro Jean Castex assinou na segunda-feira "acordo histórico" com os sindicatos

Foi assinado ontem, segunda-feira, o acordo "histórico" que prevê um investimento de 8,1 milhões de euros no sector da saúde em França. 

Segundo o primeiro-ministro Jean Castex, o "esforço histórico" deve-se ao reconhecimento devido a todos os que têm estado "na primeira linha da luta contra esta epidemia". 

O acordo foi assinado após seis semanas de negociações com os sindicatos e representará, em média, um aumento de 183 euros nos salários dos profissionais de saúde, aumento este que será faseado: a primeira subida, de 90 euros - com retroativos -será a 1 de setembro e a segunda, de 93 euros, a 1 de março de 2021.

Enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares ou administrativos vão ter direito a um pacote de 7,6 milhões de euros para melhoraria das remunerações, refere o Le Monde

Já o acordo para os médicos dos hospitais, assinado por três dos cinco sindicatos, significará um investimento global de 450 milhões de euros, com vista a reforçar também a remuneração por exclusividade no serviço público. 
 

Continue a ler esta notícia