Nova retirada de leite francês para bebés por risco de salmonela - TVI

Nova retirada de leite francês para bebés por risco de salmonela

  • AR
  • 22 dez 2017, 13:02
Grupo Lactalis

Mais de 700 lotes de produtos fabricados pelo grupo Lactalis retirados do mercado, depois de há duas semanas terem sido retirados outros 625

As autoridades francesas ordenaram uma nova retirada em massa do mercado de leite infantil e outros produtos do grupo Lactalis por risco de contaminação salmonela. Desta vez, são retirados 720 lotes, depois de há duas semanas terem sido retirados 625 lotes.

Adotámos a decisão de ampliar a retirada do mercado ao conjunto de produtos infantis e nutricionais produzidos ou embalados na nossa fábrica de Craon (oeste da França) desde 15 de fevereiro de 2017”, afirma em comunicado a empresa que é líder mundial de produtos lácteos.

De acordo com o mesmo comunicado, os produtos são retirados tanto no mercado francês como no internacional.

“A retirada envolve os produtos das marcas Picot (leite em pó e cereais infantis), Milumel (leite em pó e cereais infantis) e Taranis (mistura de aminoácidos em pó destinados ao tratamento de patologias)”, explica a Lactalis.

“Sabemos agora que uma contaminação afetou a nossa fábrica de Craon após obras realizadas durante o primeiro semestre de 2017”, diz ainda a empresa.

O pai de uma menina de três meses que consumiu o leite contaminado e uma associação de consumidores anunciaram, na segunda-feira, que apresentaram uma queixa contra a Lactalis.

Esta é a segunda vez no espaço de duas semanas, que a Lactalis procede a uma recolha preventiva de produtos infantis. No dia 10 de dezembro, o governo francês anunciou uma retirada em massa do leite infantil daquele grupo, vendido no país e no exterior, na sequência de 26 casos de salmonela em bebés com menos de seis meses.

Naquela altura, a direção de comunicação do grupo Lactalis disse à agência Lusa que Portugal não estava na lista dos países em que foram comercializados pacotes de leite infantil em pó suspeitos de contaminação com a bactéria salmonela.

Continue a ler esta notícia