Biólogos salvam baleia enrolada em cabo - TVI

Biólogos salvam baleia enrolada em cabo

Baleia arrastava cabo em cobre de 100 metros

Animal estava enrolado num cabo, de cobre, com cerca de 100 metros

Uma baleia franca do norte do atlântico foi salva por um grupo de biólogos que a soltaram de uma corda de cobre, com cerca de 100 metros, que já lhe tinha causado alguns ferimentos. O momento foi registado em vídeo.

Apesar do auxílio da equipa, não foi possível retirar a totalidade da corda, utilizada por pescadores, mas espera-se agora que a baleia complete o processo por si.

O salvamento resultou de um esforço coletivo que contou com a ajuda de pesquisadores de duas instituições, a Universidade de Wilmington e Universidade de Duke, e ainda a ajuda aérea da marinha norte-americana.

O salvamento aconteceu 40 quilómetros da costa da Geórgia, nos Estados Unidos, com a equipa a retirar a maioria do cabo que colocava em perigo o animal.

O biólogo do departamento de recursos naturais da Georgia, Clay Georfe, em comunicado de imprensa disse que «é impossível saber se vai sobreviver, mas pelo menos nós demos-lhe uma chance de lutar».

A administração nacional da atmosfera e dos oceanos, NOAA, afirmou ainda que é preciso ter consciência para estas situações, que colocam em risco esta espécie em extinção. Existem apenas 450 baleias francas do atlântico norte em todo o mundo, segundo o mesmo comunicado de imprensa.

Continue a ler esta notícia