Evaristo Carvalho eleito presidente de São Tomé - TVI

Evaristo Carvalho eleito presidente de São Tomé

Evaristo Carvalho, presidente de São Tomé

Evaristo Carvalho vence à primeira volta as presidenciais de domingo. Candidato apoiado pelo governo são-tomense também vence em Portugal com 37,7% dos votos

O candidato apoiado pelo Governo de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, foi eleito no domingo Presidente da República do país à primeira volta, segundo a Comissão Eleitoral Nacional.

Evaristo Carvalho obteve 50,1 por cento dos votos, contra 24,8 por cento de Manuel Pinto da Costa, atual Presidente, que concorria a um segundo mandato, e 24,1 por cento de Maria das Neves (apoiada pelos partidos da oposição parlamentar), segundo dos dados publicados na página na internet da Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe. 

O candidato foi indicado pelo partido no poder, Ação Democrática Independente (ADI), e, ao longo da campanha, prometeu ajudar o Governo de Patrice Trovoada no rumo político para o país.

Evaristo Carvalho também ganhou em Portugal

Evaristo Carvalho foi o mais votado nas presidenciais na diáspora são-tomense em Portugal com 37,7 por cento, segundo dados apurados pela Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe e citados pela Lusa.

Apoiado pelo partido do governo, a Ação Democrática Independente, Evaristo Carvalho obteve 324 votos, tendo sido o vencedor na diáspora em Portugal à frente de Maria Neves, do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata (MLSTP-PSD) (oposição) e que contou com 312 votos, isto é, 36,3% dos votos escrutinados.

Na terceira posição surge Manuel Pinto da Costa, Presidente que concorria a um segundo mandato, com 24,8% e 213 votos.

Manuel do Rosário alcançou 1,2% do total de votos, enquanto Helder Barros obteve 0,1%.

Em Angola, Maria das Neves venceu com 47,2% e 288 votos, seguida de Evaristo Carvalho com 37,5% (229 votos).

Os eleitores na diáspora são-tomense em Angola deram o terceiro lugar a Manuel Pinto da Costa com 15,1% (92 votos), seguido de Manuel do Rosário com 0,2% (um voto).

No Gabão, o vencedor foi Evaristo Carvalho com 78,2% (538 votos), seguido de Manuel Pinto da Costa com 11,9% (82 votos) e de Maria Neves (9,3% (64 votos).

Na quarta posição ficou Helder Barros com 0,4% e Manuel do Rosário com 0,1%.

Manuel Pinto da Costa venceu na Guiné Equatorial com 40,6% (54 votos), seguido de Evaristo Carvalho com 30,8% e 41 votos.

Maria das Neves ficou na terceira posição com 28,6% e 38 votos.

Em São Tomé e Príncipe realizaram-se hoje as eleições presidenciais, numa democracia que comemora 25 anos de existência e em que abundam as suspeitas de compras de votos.

No total, o país tem 111.222 eleitores registados, com a grande maioria (39.209) registada na capital e dez mil na diáspora.

Além de São Tomé e Príncipe, estão instaladas mesas de voto em Portugal (4.240 eleitores registados), Angola (3.914), Gabão (1.676) e Guiné Equatorial (228).

Continue a ler esta notícia