França regressa à NATO - TVI

França regressa à NATO

Nicolas Sarkozy

EUA «encantados» com «regresso» ao comando militar integrado da NATO, que Paris abandonara há 43 anos por decisão do Presidente De Gaulle

Os Estados Unidos estão «encantados» com o regresso da França ao comando militar integrado da NATO, que Paris abandonara há 43 anos por decisão do Presidente De Gaulle, comentou o Departamento de Defesa de Washington, escreve a Lusa.

«Estamos encantados que, após 43 anos de ausência, a França retome o seu lugar na estrutura de comando da Aliança que contribuiu para criar», declarou o porta-voz do Pentágono, Geoff Morrell, em comunicado.

«Mesmo tendo os soldados franceses combatido com bravura ao lado dos nossos no Afeganistão, o regresso completo da França a todos os aspectos militares da NATO é uma notícia bem-vinda», acrescentou.

O Presidente Nicolas Sarkozy oficializou na quarta-feira o regresso controverso da França ao comando militar integrado da NATO, conquanto tenha reafirmado a independência de Paris em relação a Washington.

Em 1966, Charles de Gaulle tinha batido com a porta da estrutura militar da OTAN para que a França recuperasse «o exercício integral da soberania», embora mantendo-se membro da Aliança Atlântica.
Continue a ler esta notícia