Japão está a espiar Coreia do Norte no espaço - TVI

Japão está a espiar Coreia do Norte no espaço

  • VC
  • 17 mar 2017, 07:35
Coreia do Norte: nem a vizinha China nem a ONU poupam nas palavras

País lançou um novo satélite com o objetivo de assegurar vigilância terrestre e marítima e, em particular, compilar informação relativamente ao programa de armamento da Coreia do Norte

A tensão nas relações entre o Japão e a Coreia do Norte tem aumentado de intensidade nos últimos tempos. Sabe-se agora que o Japão acaba de lançar em órbita - aconteceu hoje hoje mesmo - um satélite para espiar aquele país.

O satélite separou-se como previsto, a missão foi um sucesso”

A garantia foi dada pelo porta-voz da Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA) à agência noticiosa francesa AFP.

O satélite irá desempenhar funções de vigilância terrestre e marítima e, em particular, compilar informação relativamente ao programa de armamento da Coreia do Norte.

O foguetão H-2A foi lançado às 10:20 (01:20 em Lisboa) a partir da base de Tanegashima, no sudoeste do país, segundo imagens transmitidas em direto pela emissora pública NHK no seu site na Internet.

Em fevereiro, a Coreia do Norte lançou míssil em direção ao mar do Japão e, a 7 de março, estava a treinar um ataque às bases americanas no Japão. Como resposta, os EUA começaram a montar escudo antimísseis na Coreia do Sul. Agora, o Japão também decidiu responder.

Continue a ler esta notícia