China: 53 mil bebés doentes por causa do leite contaminado - TVI

China: 53 mil bebés doentes por causa do leite contaminado

Milhares de crianças afectadas por leite adulterado na China

13 mil estão hospitalizadas, 104 em estado grave. A maioria tem menos de dois anos

Relacionados
O número de crianças chinesas vítimas do leite contaminado com melamina aumentou para cerca de 53 mil, das quais 13 mil permanecem hospitalizadas e 104 em estado grave, anunciouo Ministério da Saúde chinês.

Oito em cada 10 crianças vítimas do leite adulterado, escândalo que surgiu há cerca de 10 dias, têm menos de dois anos.

No estrangeiro, vários países asiáticos e africanos suspenderam as importações de leite chinês, de todos os produtos lácteos, ou que possam conter leite.

Neste grupo de países conta-se Bangladesh, Birmânia (Myanmar), Brunei, Burundi, Gabão, Japão e Tanzânia.

Alguns fabricantes ordenaram a retirada de alimentos, como a empresa japonesa Marudai Food, que retirou milhares de pequenos pães industriais fabricados com leite fornecido pela companhia Yili, uma das empresas chinesas envolvidas no escândalo.

A melamina, composto químico com alto teor de nitrogénio, que causa problemas urinários, incluindo cálculo renal, e que foi adicionada ao leite para enganar os detectores de proteínas nos controlos de qualidade, já foi detectada numa vasta gama de produtos.

Domingo à noite, as autoridades de Singapura anunciaram ter encontrado potencial veneno em bombons, de uma conhecida marca chinesa («Coelho Branco»).

Singapura tinha suspendido na sexta-feira a importação e venda de produtos lácteos vindos da China depois de ter detectado melamina em leite, iogurtes, gelados, bolachas e chocolates.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE