Cirurgiões identificaram e retiraram um rim com o mesmo peso de uma bola de bowling a um paciente na Índia.

O rim mede 45 centímetros e pesa sete quilos e quatro gramas, sendo um dos orgãos mais pesados alguma vez retirados de um corpo de um humano. Um rim em média pesa entre 120 e 150 gramas e mede doze centímetros.

O paciente de 56 anos sofre de uma doença renal Policística Autossómica Dominante, o que faz com que quistos se desenvolvam em grande escala no rim.

Era um caroço gigante que ocupava metade do abdómen dele”, disse o cirurgião Sachin Kathuria à agência AFP depois de ter concluído uma operação de duas horas no paciente.

"Sabíamos que era um grande rim, mas nunca imaginámos que pudesse ser tão pesado”, disse o cirurgião, afirmando que o paciente tinha contraído uma infecção grave e os antibióticos não estavam a fazer efeito.

O tamanho do rim estava a causar dificuldades respiratórias ao paciente, não tivemos outra opção senão retirá-lo”, disse.

O cirurgião revelou à BBC que o outro rim do paciente “ainda é maior”.

O Livro de Recordes do Guinness afirma que o maior rim removido de um humano pesa quatro quilos e 25 gramas e foi descoberto no Dubai.

A clínica Mayo publicou um vídeo no Youtube onde conta a história de um homem dos Estados Unidos que vive com a doença renal.