Sabe o que é o «femicídio político»? - TVI

Sabe o que é o «femicídio político»?

  • Portugal Diário
  • 30 out 2007, 09:04

Ségolène Royal concorda com tese da Presidente chilena, Michelle Bachelet

Relacionados
A ex-candidata presidencial francesa Ségolène Royal subscreveu na segunda-feira a tese da Presidente chilena, Michelle Bachelet, de um «femicídio político» que sujeita a mulher em funções políticas a críticas mais duras do que ao homem.

«A Presidente Bachelet tem razão: para a mulher é muito mais duro, porque está como que numa situação sem saída», disse Ségolène. «Quando mostra autoridade e eleva a voz, diz-se que é uma mulher histérica e, se não faz, diz-se que lhe falta autoridade».

Ségolène falava à saída de uma reunião em Santiago do Chile com a direcção do Partido Socialista Chileno, depois de ter assistido às eleições presidenciais na Argentina em que foi eleita uma mulher, Cristina Fernández Kirchner.

A integração da mulher na política, comentou Ségolène, «é uma evolução histórica muito importante mas, de qualquer modo, para a mulher é muito mais duro».

«É-lhe mais difícil chegar ao poder, porque os homens têm uma forte resistência a deixar o caminho livre a uma mulher, ainda que não o digam abertamente e embora não actuem todos como um bloco», declarou.

«Se a mulher fá-lo bem e tem êxito, os homens dizem é normal, e se o faz menos bem, então destroem-na com a crítica», disse Ségolène Royal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados