Há três dias que a Ucrânia está debaixo de fogo - TVI

Há três dias que a Ucrânia está debaixo de fogo

Ucrânia [Foto: Reuters]

Conselho de Segurança da ONU pede cessar-fogo após confrontos que causaram pelo menos 13 mortos e deixaram milhares sem eletricidade no leste do país

O Conselho de Segurança da ONU pediu o regresso imediato ao cessar-fogo na Ucrânia, após três dias de confrontos que causaram pelo menos 13 mortos e deixaram 20.000 pessoas sem eletricidade no leste do país.

O texto elaborado pela Ucrânia foi aprovado por unanimidade na sequência de uma reunião à porta fechada do Conselho de Segurança na terça-feira.

Numa declaração que não teve objeção por parte da Rússia, os estados-membros “manifestaram uma grande preocupação com a perigosa deterioração da situação no leste da Ucrânia e com o seu severo impacto na população civil”.

A posição das Nações Unidas surge depois do regresso aos confrontos entre as forças de segurança ucranianas e os rebeldes apoiados pela Rússia, que se envolveram pelo terceiro dia consecutivo na cidade de Avdiivka, a cerca de 15 quilómetros de Donetsk. o principal reduto dos separatistas, segundo denúncia das autoridades ucranianas.

Quase dois anos depois da assinatura dos acordos de Minsk para a paz na Ucrânia, os combates continuam na zona de conflito e as partes estão longe de cumprir com o pacto mediado por Rússia, França e Alemanha.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE