“Enorme” explosão perto do aeroporto de Damasco - TVI

“Enorme” explosão perto do aeroporto de Damasco

Fonte de um serviço secreto regional, citada pela Reuters, alega ter-se tratado de um ataque israelita a um depósito de armas do Hezbollah, organização libanesa aliada ao presidente sírio

Uma "enorme explosão" ocorreu, esta quinta-feira de madrugada, perto do aeroporto de Damasco, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. O grupo de monitorização da guerra civil sediado no Reino Unido e próximo às forças de oposição ao regime de Bashar al-Assad, acrescenta que há um incêndio na mesma área.

“A explosão foi enorme e foi ouvida em Damasco”, disse o diretor do Observatório, Rami Abdel Rahman, à agência noticiosa francesa AFP.

De acordo com a organização não-governamental, a explosão não ocorreu dentro do recinto do aeroporto, situado a cerca de 25 quilómetros a sudeste da capital síria.

Não é claro o que provocou a explosão, mas há vários incêndios em curso no local", detalhou o mesmo responsável.

A Al-Manar, estação de televisão pró-Hezbollah, organização libanesa aliada ao presidente sírio, Bashar al-Assad, também reportou a explosão no aeroporto: adiantou ter sido numa zona de armazéns e tanques de combustível, não tendo informações de vítimas, apenas de danos materiais.

Fonte de um serviço secreto regional, citada pela Reuters, alega ter-se tratado de um ataque israelita a um depósito de armas do Hezbollah no aeroporto internacional de Damasco.

A infraestrutura tem sido utilizada pelo Irão, um dos mais importantes aliados de Bashar al-Assad, para o abastecimento das forças armadas afetas ao regime sírio, acrescenta a agência Reuters.

Citado pela rádio do Exército israelita, o responsável pelas agências secretas do país, Israel Katz, declarou que o ataque perto do aeroporto de Damasco é "compatível com a política israelita" de prevenção da transferência de armamento. Mas o ministro escusou-se a confirmar a autoria do ataque, dizendo apenas que o Estado hebraico se reserva o direito de executar operações desta natureza quando considera que assim é requerido.

Testemunhas citadas pela Al-Jazeera dizem que, durante a madrugada, a estrada que liga o aeroporto ao central da capital síria foi alvo de cinco bombardeamentos aéreos.

Continue a ler esta notícia