Há mais de 2,7 milhões de refugiados sírios na Turquia - TVI

Há mais de 2,7 milhões de refugiados sírios na Turquia

Migrantes chegam à Turquia

Acordo assinado entre a Uinão Europeia e Ancara, em março, prevê que os migrantes ilegais na Grécia sejam repatriados para território turco

Mais de 2,7 milhões de refugiados sírios recebeu até agora um documento biométrico para estada temporária na Turquia, informou hoje o governo turco em comunicado.

Somando os 2.742.000 sírios registados com documento biométrico a quem abrimos os nossos corações e mesas, os iraquianos que se refugiam no nosso país e os que chegam de outros países, a Turquia alberga mais de três milhões de pessoas que procuram proteção”, afirma o vice-primeiro-ministro, Veysel Kaynak, citado no comunicado.

O documento biométrico não reconhece o estatuto internacional de refugiado ao seu portador, mas permite uma estadia sem tempo definido no país e acesso gratuito aos hospitais públicos, bem como a escolarização das crianças.

O acordo UE-Ancara, fechado a 18 de março e negociado para travar a vaga migratória através do mar Egeu, prevê que todos os migrantes que tenham entrado ilegalmente na Grécia desde 20 de março sejam devolvidos para o território turco. O protocolo prevê ainda a abertura de novos capítulos nas negociações para a adesão turca à UE.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE