Regime sírio recupera controlo de todas as zonas de Alepo - TVI

Regime sírio recupera controlo de todas as zonas de Alepo

Guerra na Síria

Informação foi dada pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos, no dia em que também se soube que um porta-aviões nuclear russo chegou à costa do país

As forças do regime sírio conseguiram recuperar o controlo de todas as zonas da cidade de Alepo, que foram retiradas pelos rebeldes em duas semanas de ofensiva, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Tanto a ONG como a agência estatal síria SANA indicaram que as tropas governamentais e as milícias aliadas recuperaram Dahie al Asad, os postos de controlo de Al Sura e Al Sater, a zona de Menyan e uma fábrica de cartão no sudoeste da cidade.

Uma fonte militar, citada pela SANA, explicou que as unidades do Exército restabeleceram a "segurança" em Dahie al Asad e também avançaram na zona de Al Makateb, causando "perdas aos terroristas" e destruindo parte dos veículos e armamento dos mesmos.

Porta-aviões russo ao largo da costa

Entretanto, este sábado o porta-aviões nuclear russo Amiral Kouznetsov, que deverá reforçar o dispositivo militar russo na Síria, chegou ao largo da costa.

"Os navios do grupo do porta-aviões russo chegaram à zona designada (...) no leste do Mediterrâneo. Estão a cumprir as suas funções, navegando nas águas a oeste da costa síria", disse o seu capitão, Sergueï Artamonov, ao canal de televisão público russo Rossia 1.

Os aviões militares baseados no Amiral Kouznetsov fazem voos "quase diariamente", nomeadamente para preparar a cooperação com o porto sírio mais próximo.

Continue a ler esta notícia