Japão com 11.800 mortos e 15.540 desaparecidos - TVI

Japão com 11.800 mortos e 15.540 desaparecidos

Este é o último balanço feito pelas autoridades nipónicas no dia em que o PM Naoto Kan visitou pela primeira vez algumas das zonas afectadas pelo sismo e tsunami

O número de mortos causados pelo sismo e tsunami de 11 de Março no Japão atingiu já os 11.800, enquanto 15.540 pessoas continuam dadas como desaparecidas, de acordo com o último balanço da polícia japonesa, citado pela agência EFE.

Na província de Miyagi, uma das mais afectadas, foram registados 7.192 mortos e mais de 6.300 pessoas estão ainda desaparecidas; em Iwate houve 3.456 mortos e 4.500 desaparecidos e em Fukushima 1.092 pessoas morreram e cerca de 4.600 continuam por localizar.

O exército japonês, apoiado por soldados norte-americanos, guarda-costeira e polícias, está entretanto a realizar uma importante operação para recuperar os corpos das vítimas da dupla catástrofe.

PM desloca-se passadas três semanas a zona afectada pelo sismo

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, deslocou-se este sábado pela primeira vez em três semanas à região do nordeste, devastada pelo sismo do passado dia 11 de Março e tsunami, noticiou a AFP.

Kan, que viajou num helicóptero militar a partir de Tóquio, chegou ao porto de Rikuzentakata (prefeitura de Iwate), uma das zonas mais afectadas pela dupla catástrofe natural, onde morreram cerca de mil pessoas e pelo menos 1.300 estão dadas como desaparecidas.

Mais tarde, o primeiro-ministro nipónico deverá reunir-se, na prefeitura de Fukushima com equipas que trabalham na central nuclear de Fukushima Daiichi (Fukushima N°1), onde as autoridades estão a braços com um acidente nuclear ainda fora de controlo. Este sábado, uma fissura na central nuclear de Fukushima gera preocupação, com água radioactiva está a escapar para o mar.
Continue a ler esta notícia