Tsunami: Índia espera ondas de 4 metros - TVI

Tsunami: Índia espera ondas de 4 metros

Milhares de pessoas foram evacuadas para as zonas mais altas das ilhas de Andeman

As ilhas indianas de Andaman esperam ondas de tsunami de cerca de quatro metros, na sequência do forte sismo que teve epicentro a cerca de 300 quilómetros de Banda Aceh, na Indonésia.

Milhares de pessoas foram evacuadas para as zonas mais altas das ilhas para evitar as ondas, que, segundo as autoridades, deverão chegar aos 3,9 metros de altura.

Pequenas vagas, com cerca de 50 centímetros, já chegaram à Costa.

Na Indonésia, o Instituto Geofísico detetou uma subida da água do mar de 80 centímetros em Banda Aceh. A água recuou 10 metros junto ao epicentro o que indica que se seguirão as ondas de tsunami. Sempre que há um fenóneno de tsunami acontece primeiro este retroceder da água, que volta depois.

Segundo o Centro de Tsunami do Pacífico, foi detetada uma onda de tsunami a caminho de Banda Aceh. Segundo a mesma fonte, a onda tem 17 centímetros, contudo, para ser devastadora, uma onda de tsunami não precisa de ser muito grande, já que a sua capacidade destrutiva depende da força das águas.

Os geofísicos do centro de monitorização tinham dito que «não parece ser um grande tsunami», contudo mantêm-se atentos, até porque os tsunamis englobam várias vagas, de diferentes tamanhos, mas este retroceder das águas do mar, pode indicar um tsunami maior.

O Centro de Tsunami do Pacífico informa ainda que várias ondas pequenas já foram chegando à costa.

As autoridades decidiram prolongar o alerta de tsunami por mais duas horas, até porque tem havido várias réplicas fortes e mesmo um segundo sismo, de magnitude 8,2, a poucos quilómetros do primeiro.

Segundo as autoridades indinésias, para já, não há registo de mortos nem danos materiais causados pelo sismo e réplicas, com exceção de 20 crianças feridas na sequência da queda do teto de uma escola.
Continue a ler esta notícia