Dois soldados dos EUA mortos em ataque talibã em Kandahar - TVI

Dois soldados dos EUA mortos em ataque talibã em Kandahar

  • AR
  • 2 ago 2017, 19:33
Soldado da NATO dispara a matar (Reuters)

Pentágono confirma morte dos dois militares no sul do Afeganistão, num ataque com viatura armadilhada à coluna militar que integravam

Dois soldados norte-americanos morreram esta quarta-feira em Kandahar, sul do Afeganistão, num ataque com viatura armadilhada à coluna militar que integravam e reivindicado pelos talibãs, indicou o Pentágono.

Posso confirmar que dois soldados americanos foram mortos em combate em Kandahar, Afeganistão, quando o seu ‘comboio’ foi atacado”, indicou em comunicado o capitão Jeff Davis.

Este ataque ocorre numa situação securitária fortemente degradada naquele país. O Presidente dos EUA, Donald Trump, analisa de momento a proposta do Pentágono em aumentar o número de tropas norte-americanas no Afeganistão.

A NATO conta no Afeganistão com cerca de 13 mil efetivos em tarefas de assessoria e treino militar, com os Estados Unidos a manterem 8.400 efetivos no âmbito desta operação de "assistência e combate antiterrorista".

Os EUA estudam uma nova estratégia para as suas forças no Afeganistão, apesar de a NATO ter pedido recentemente aos países membros um aumento das suas tropas para apoiar a missão no país.

Desde o fim da missão de combate da NATO, em janeiro de 2015, os rebeldes ganharam terreno em diversas partes do Afeganistão e na atualidade controlam, têm influência ou lutam contra o Governo afegão em pelo menos 43% do território, segundo dados dos Estados Unidos.

Cerca de 2.500 soldados afegãos terão sido mortos em combate no Afeganistão desde o início de 2017, de acordo com dados oficiais.

Continue a ler esta notícia