Naufrágios: 200 ilegais desaparecidos - TVI

Naufrágios: 200 ilegais desaparecidos

  • Portugal Diário
  • 18 dez 2007, 17:58

Alto Comissariado da ONU para os Refugiados teme que tenham «morrido»

Relacionados
Cerca de 200 pessoas morreram ou estão desaparecidas devido aos naufrágios de dois barcos, no fim-de-semana, que transportavam imigrantes ilegais, entre a Somália e o Iémen, indicou esta terça-feira o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), escreve a Lusa.

Um dos barcos, com 148 pessoas a bordo, naufragou sábado, perto da costa do Iémen, após um conflito entre os traficantes de imigrantes.

Como consequência, pelo menos 58 pessoas afogaram-se, das quais 54 de origem Etíope e 4 da Somália, e 37 foram dadas como desaparecidas, afirmou a ACNUR à imprensa, em Genebra.

No domingo, uma outra embarcação com 270 pessoas embateu num rochedo, durante a tentativa de fugir a uma patrulha naval das autoridades iemenitas.

Após o embate, pelo menos 173 pessoas conseguiram nadar até à costa, enquanto os restantes passageiros, incluindo muitas crianças, foram dados como desaparecidos.

A organização Médicos sem Fronteiras estima que 30 mil imigrantes africanos conseguiram chegar, por mar, ao Iémen, durante este ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados