Acidente de Barajas: relatório indica que alarme não soou - TVI

Acidente de Barajas: relatório indica que alarme não soou

Acidente do avião da Spanair em Madrid

No documento preliminar sobre a queda do avião da Spanair não há recomendações às autoridades

Foi publicado o relatório preliminar sobre o acidente no aeroporto de Barajas, em Madrid, que vitimou 154 pessoas, a 20 de Agosto. De acordo com o documento divulgado pela Comissão de Investigação de Incidentes e Acidentes de Aviação Civil (CIAIAC) não há registo de qualquer alerta na altura em que a aeronave da Spanair levantava voo.

«Até ao final da gravação não se registou qualquer som na gravação de vozes de cabine relacionado com o sistema de alarme na descolagem», refere o relatório preliminar. O jornal El País indica que fontes da comissão explicaram que os pilotos seguiram os passos de verificação da lista de segurança e que se ouve na gravação registada na caixa negra: «Flaps, slats, ok».

Em relação ao rascunho deste documento, que chegou à imprensa através de fugas de informação há algumas semanas, este texto não menciona qualquer recomendação às autoridades e também não são feitas quaisquer referências a acidentes anteriores com aviões do modelo MD-82, como o acidentado na capital espanhola.

A análise dos parâmetros dos motores do avião revelaram que ambos se comportaram sem problemas durante a sequência do acidente.
Continue a ler esta notícia