Casal enterrado junto há 4.500 anos intriga arqueólogos - TVI

Casal enterrado junto há 4.500 anos intriga arqueólogos

Túmulo de casal enterrado junto

Descobertas podem desvendar segredos sobre algumas das primeiras civilizações urbanas do mundo

Em 2016, um grupo de arqueólogos e cientistas da Índia e Coreia do Sul encontraram dois esqueletos “muito raros” em Harapa – que hoje se chama Rakhigardhi, uma aldeia no estado de Haryana, na Índia. Segundo a BBC, foram dois anos de pesquisa sobre os antepassados e as possíveis causas daquelas mortes. As conclusões foram agora divulgadas.  

O homem e a mulher observavam-se um ao outro de forma muito íntima. Acreditamos que fossem um casal. E pareciam ter morrido ao mesmo tempo. No entanto, a forma como eles morreram, continua um mistério” disse Vasant Shinde, o arqueólogo que liderou a equipa, ao correspondente da BBC na Índia, Soutik Biswas.

O casal foi enterrado num buraco de areia com meio metro de profundidade. A equipa de investigação descobriu que o homem tinha cerca de 38 anos quando morreu, enquanto a mulher tinha cerca de 35. Eram ambos relativamente altos, com mais de 1,70 de altura, possivelmente “bastante saudáveis” quando faleceram. Os ensaios e exames realizados aos esqueletos não encontraram nenhuma lesão nos ossos, nem nenhuma “espessura anormal” nos ossos do crânio, o que poderia indicar febre cerebral, por exemplo.

Os investigadores não acreditam que este “enterro conjunto” tenha por trás um “costume concreto realizado naquela época”. Acreditam sim que o casal tenha falecido mais ou menos na mesma altura, e que, por essa razão, tenham sido “enterrados juntos no mesmo túmulo”.

Por vezes, nos túmulos de Rakhigardhi, encontravam-se panelas com comida, potes de barro e algumas joias. Provavelmente porque, naquela época, as pessoas acreditavam na vida após a morte.

O facto de antigamente as pessoas serem enterradas juntas e no mesmo espaço sempre despertou curiosidade a estes profissionais. Num local de enterro numa aldeia italiana, os arqueólogos encontraram um homem e uma mulher abraçados. Num outro enterro na Rússia foi encontrado um casal de mãos dadas frente a frente. Na Grécia também foram encontrados vários esqueletos abraçados ou com as pernas e braços entrelaçados.

Os arqueólogos descobriram um total de 70 túmulos no cemitério e escavaram 40 deles. Mas esta sepultura do “casal mistério” foi de todos o mais surpreendente e fascinante.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos