Dezenas de casas foram evacuadas no Norte de Atenas esta terça-feira após um incêndio que começou durante a manhã ter evoluído descontroladamente na direção dos subúrbios de Varymbombi. 

Os bombeiros combatem neste momento três frentes das chamas, ao mesmo tempo que lidam com um clima extremamente árido decorrente da pior onda de calor que a Grécia viveu em décadas.

 

Onda de calor no Mediterrâneo/ ESA

 

 

Mais de trezentos operacionais lutam neste momento contra as chamas, acompanhados por 35 veículos e 10 aeronaves.

 

 

"As chamas chegaram ao quintal das nossas casas. A situação é dramática", disse Spyros Vrettos, autarca da região de Acharnes ao canal Open TV. 

Imagens mostram uma coluna densa de fogo a avançar por entre uma zona rural. Cerca de oitenta crianças foram retiradas de um campo de férias infantil, momentos antes de as chamas começarem a ameaçar vilas residenciais em Acharnes.

 

 

A proteção civil emitiu esta terça-feira um aviso para que os residentes mantenham as janelas fechadas. O fogo obrigou ainda as autoridades a encerrarem parte de uma estrada nacional.

Mais de 100 incêndios rurais deflagraram na Grécia nos últimos dias, um fenómeno agravado pelas temperaturas altas e pelo vento.