Sudanesas chicoteadas por usarem calças - TVI

Sudanesas chicoteadas por usarem calças

Internacional

Lubna Ahmed al Hussein quer que o seu caso mude uma lei que considera absurda no país

Relacionados
Há uma lei no Sudão que impede as mulheres de vestirem calças. A sudanesa Lubna Ahmed al Hussein decidiu lutar contra essa norma que considera discriminatória. Porém, foi detida e enfrenta uma pena de 40 chicotadas.

No início deste mês estava com outras dez mulheres num restaurante de Cartum, quando a polícia as interpelou. Em causa estava, invocaram as autoridades, o «uso de roupas indecentes».

As outras dez mulheres aceitaram a proposta que lhes foi feita para serem libertadas. A troco de uma redução de pena para dez chicotadas e da multa para 70 euros renunciaram ao julgamento.

Lubna Hussein não aceitou. A ex-jornalista e actual trabalhadora das Nações Unidas quer comparecer perante um juiz. «É importante que as pessoas saibam o que se está a passar», escreveu, num mensagem enviada aos meios de comunicação, que convidou para estarem presentes em tribunal, quando for julgada e quando for chicoteada.

Em declarações citadas pela BBC, a sudanesa diz que está disposta a rectificar o que considera ser um absurdo no seu país, mesmo que tenha de ser vítima dela: «Quero mudar esta lei por que não está de acordo com a constituição do Sudão».
Continue a ler esta notícia

Relacionados