Título na Ásia, África ao rubro e o Bayern no «escândalo» - TVI

Título na Ásia, África ao rubro e o Bayern no «escândalo»

Costa do Marfim-Argélia (REUTERS/ Amr Abdallah Dalsh)

Num fim de semana em que o jogo maior das ligas europeias acabou igualado, uma das goleadas acabou por chegar de onde menos se esperava

É uma volta ao mundo que deixa o continente americano de fora, mas que, da Ásia à África, tem muito que contar colocado que ficou o ponto final no fim de semana. A Europa está no meio deste percurso, como não podia deixar de ser paragem obrigatória, claro, com passagens obrigatórias em dois campeonatos: o inglês e o alemão.

Com tanto para contar, é necessário fazer o caminho por partes.

Estão encontrados os quatro semifinalistas do CAN 2015: República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gana e Costa do Marfim. O continente africano está ao rubro quando a sua competição maior entrou na semana final. Os jogos já estão definidos, mas não deixou de haver polémica em alguns dos confrontos, mesmo que não os de maior cartaz.

A anfitriã Guiné Equatorial esteve no centro dessa polémica, pois só conseguiu o apuramento após um penálti muito discutido que permitiu à seleção de Javier Balboa chegar ao prolongamento. O jogador do Estoril acabou por ser o homem do jogo ao marcar os dois golos que colocaram a Guiné Equatorial nas «meias».



A seleção da casa vai defrontar o Gana, que confirmou o favoritismo frente à Guiné Conacri. O jogo entre os dois Congo acabou por ser favorável à República Democrática terminando com um festival de golos, todos na segunda parte. A RD Congo esteve a perder 2-0 e deu a volta na última meia hora. O seu adversário saiu do jogo maior destes quartos de final. O bom jogo de futebol que não desiludiu entre Costa do Marfim e Argélia colocou os «elefantes» entre os quatro últimos e mandou para Portugal o sportinguista Slimani e o portista Brahimi.

A Bundesliga regressou neste fim de semana após a paragem de inverno e o grande escândalo aconteceu logo no jogo de antecipação da 18ª jornada. O campeão e líder da liga germânica deu-se mal com o regresso à competição e foi goleado. O Bayern Munique estreou-se a perder no campeonato alemão e sofrendo logo tantos golos como o total dos jogos anteriores. O herói da proeza mostrou porque é vice-comandante da Bundesliga. O Wolfsburgo de Vierinha e De Bruyne não podia ter tido melhor regresso quando faltam duas semanas e meia para defrontar o Sporting na Liga Europa.



O Chelsea-Manchester City era o jogo grande da 19ª jornada da Premier League, se não mesmo do fim de semana também. Num jogo que acabou por não aquecer a temperatura como se desejava quanto ao espetáculo realizado, o resultado final acabou por servir mais os interesses de José Mourinho ao ficar tudo na mesma entre os dois primeiros.

Líder Chelsea e vice-comandante City acabaram por perder pontos ambos para os «outros», mas foi nos lugares imediatamente abaixo dos dois primeiros que a liga inglesa teve movimentações mais significativas. O Southampton perdeu em casa e acabou ultrapassado na classificação pelo Manchester United. A derrota da equipa de José Fonte significou ainda ser igualada pelo Arsenal, autor da goleada da ronda.

Em Espanha, continuou tudo na mesma entre os três candidatos ao título, mas o Barcelona teve de suar muito para ultrapassar um Villarreal muito «duro de roer». O jogo grande da 24ª jornada da liga francesa entre Monaco e Lyon acabou sem golos deixando os portugueses em campo com poucas razões para sorrir. A equipa de Leonardo Jardim falhou uma maior aproximação à frente; a de Anthony Lopes viu os perseguidores aproximarem-se.

A volta ao mundo num fim de semana termina na Austrália com o ponto final da Taça Asiática. A jogar em casa, os «socceroos» não desperdiçaram a grande oportunidade de se estrearem a ganhar a competição. Foi preciso um prolongamento para bater a Coreia do Sul, mas os recém-acolhidos do continente asiático já disseram ao que foram.
 
Continue a ler esta notícia