Uma famosa praia na Tailândia, muito conhecida por causa do filme “A Praia” (“The Beach”, título original), protagonizado por Leonardo Di Caprio em 2000, vai fechar todos os anos durante quatro meses no verão. Em causa estão os danos ambientais provocados pelos 200 barcos e 4000 visitantes que a praia Maya Bay recebe, em média, todos os dias.

Localizada nas ilhas Phi Phi, Maya Bay faz parte de um dos parques nacionais marinhos da Tailândia. Os parques marinhos na Tailândia encontram-se fechados entre maio e outubro, durante a estação chuvosa. O encerramento permite que a fauna marinha recupere dos danos causados pelo turismo massificado. Maya Bay era a exceção e continuou aberta todo o ano por causa da enorme curiosidade dos turistas para a visitar. Mas as autoridades tailandesas decidiram agora colocar um basta. A partir de 1 de junho e até ao fim de setembro a famosa praia paradisíaca passa a estar fechada, anunciou o Departamento Nacional de Parques e Vida Selvagem da Tailândia.

Em causa está a recuperação dos recifes de coral e da vida marinha que, nos últimos tempos, se encontravam em risco, de acordo com investigações recentes lideradas por uma equipa de biólogos marinhos.

As ilhas têm ecossistemas muito frágeis que simplesmente não aguentam tantas pessoas, com a poluição causada pelos barcos e pelos hotéis à beira-mar", pelo que, por vezes, o encerramento é a única solução, disse Thamrongnawasawat à agência Reuters.

O especialista explicou que mais de três quartos dos recifes de coral da Tailândia foram danificados pelo aumento das temperaturas do mar e pelo turismo descontrolado.

Fechar por completo a praia “é a única forma de a natureza se curar”, defendeu Thamrongnawasawat, acrescentando que o turismo é importante, mas mais do que o turismo é importante “preservar os espaços para as gerações futuras”.

O Departamento Nacional de Parques e Vida Selvagem da Tailândia vai estabelecer um limite de dois mil turistas por dia, assim que a praia Maya reabrir, e as embarcações não poderão ancorar na praia.

De acordo com o jornal Bangkok Post, em 2017, a Tailândia foi visitada por mais de 35 milhões de turistas, um aumento significativo face aos 10 milhões de turistas registados em 2000, ano de estreia do filme “A Praia”.

Aline Raimundo