Cinco mortos em ataque a consulado alemão no Afeganistão - TVI

Cinco mortos em ataque a consulado alemão no Afeganistão

Ataque de talibãs (Reuters)

Novo balanço do ataque talibã com um carro armadilhado aponta também mais de 120 feridos

Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas num ataque talibã com um carro armadilhado contra o consulado da Alemanha em Mazar-i-Sharif, no norte do Afeganistão, disseram fontes oficiais à agência Efe.

Já a Associated Press (AP) refere quatro mortos e mais de uma centena de feridos.

“Quatro mortos – dois civis e dois cadáveres não identificados – foram trazidos para o hospital Balkh e cerca de 115 pessoas ficaram feridas, disse o médico Mohammad Faiz”, escreve a AP.

Os Talibã reivindicaram a ação como uma resposta aos bombardeamentos da NATO, na semana passada, contra a cidade de Kunduz.

O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahi, disse, em comunicado, que o ataque foi uma vingança contra o recente bombardeamento aéreo feito em Kunduz, que provocou 32 vítimas civis. O ataque começou com a explosão de um carro armadilhado contra o muro do edifício do consulado, seguido da entrada nas instalações de talibãs para atacar as pessoas, explicaram no comunicado. Os talibãs acusam ainda a Alemanha de estar relacionada com "todos os crimes na província de Kunduz".

Os ataques da aliança atlântica teriam morto pelo menos 30 civis, de acordo com o governo afegão, durante uma operação que vitimou dois comandantes talibã e cerca de 65 combatentes.

Continue a ler esta notícia