Nigéria: violência já fez 400 mortos - TVI

Nigéria: violência já fez 400 mortos

Militares tomam de assalto mesquita controlada por «talibãs» nigerianos

Militares nigerianos tomaram de assalto uma mesquita controlada pela seita islâmica Boko Horam, cujos membros são conhecidos como «talibãs». Desde domingo, que os confrontos com tropas governamentais já fizeram pelo menos 400 mortos, entre eles muitos civis.

A violência estalou depois de alguns membros do grupo Boko Haram terem sido detidos e em retaliação terem sido atacadas instituições da polícia, militares e governamentais do estado de Bauchi. Os ataques alastraram depois a outros três estados.

De acordo com a BBC, o ataque à mesquita controlada pela seita na cidade de Maidugur, no norte do país, aconteceu depois do contingente militar ter sido reforçado com um milhar de homens.

Um repórter da Associated Press, que assistiu à tomada do edifício, diz ter contado 50 corpos dentro do edifício e outros 50 no pátio.

Segundo a CNN, os militares nigerianos dizem ter morto o coronel Ben Ahonotu, número dois do grupo, que tem como objectivo impor a lei islâmica no país ¿ a sharia vigora já em partes do norte. Contudo, o líder, Mohammed Yusuf, terá escapado com 300 seguidores.

O porta-voz da polícia Emmanuel Ojukwu disse que foram libertados do edifício 187 mulheres e crianças que estavam reféns dos militantes islâmicos.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos