Aqui a definição de género nas certidões de nascimento passou a ser opcional - TVI

Aqui a definição de género nas certidões de nascimento passou a ser opcional

Género

O parlamento da Tasmânia aprovou uma nova legislação que permite registar bebés sem a definição de género nas certidões de nascimento. Tornando-se assim no primeiro estado da Austrália em que isto é possível

O parlamento da Tasmânia aprovou uma nova legislação que permite registar bebés sem a definição de género nas certidões de nascimento. Tornando-se assim no primeiro estado da Austrália em que isto é possível.

Segundo a BBC, esta nova legislação, aprovada por maioria no parlamento, também vai permitir que adolescentes com mais de 16 anos possam alterar o género da sua certidão de nascimento sem que, para isso, precisem da autorização dos pais. No entanto, é preciso ter-se 18 anos para se poder comprar, por exemplo, bebidas alcoólicas.

Quanto aos transexuais, estes também vão poder proceder à alteração do género das certidões de nascimento, não tendo obrigatoriamente de já ter feito a operação de mudança de sexo.

Veja também

Desde o ano passado que os The Greens (Os Verdes – o partido verde da Austrália) e o Partido Trabalhista têm estado num braço de ferro com o governo, relativamente à aprovação desta medida.

Scott Morrison, primeiro-ministro australiano, já tinha criticado, via twitter, o Partido Trabalhista sobre a reforma das leis de género.

Um governo nacional liberal nunca vai remover a definição de género das certidões de nascimento, licenças e passaportes – Com quem é que os Trabalhistas estão a brincar? Sejam realistas”.

 

Este é o problema dos Trabalhistas, são obcecados com coisas sem sentido como retirar o género das certidões de nascimento, ao invés de baixarem o preço da eletricidade, baixarem os impostos para famílias que trabalham muito e para as pequenos empresas”.

 

Will Hodgman, primeiro-ministro da Tasmânia, também diz que esta nova legislação vai exigir uma mudança grande no painel legislativo da região.

Esta legislação ignorou a opinião dos tasmânios e das partes interessadas que levantaram fortes preocupações e referiram que não houve oportunidade de empreender uma revisão total daquilo que estava a ser proposto e das consequências que isso teria noutros estatutos”.

Sempre que se proceder ao registo de um bebé, tem de constar se é do sexo masculino ou feminino, no entanto, os pais têm a possibilidade de ocultar essa informação na certidão de nascimento oficial.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE