Black Lives Matter. O movimento ativista internacional que foi fundado em 2013, encontra por estes dias nova força, após a morte de George Floyd, um cidadão afro-americano, às mãos da polícia dos Estados Unidos, na cidade de Minneapolis, no estado do Minnesota.
À morte deste homem somam-se várias outras de pessoas negras às mãos de polícias brancos, todas elas gerando indignação. A de Floyd não foi exceção e tem sido palco de uma onda de protestos que duram há vários dias em várias cidades dos EUA e até já chegaram à Europa, às cidades de Londres e Berlim, por exemplo.
Perante esta situação, várias figuras públicas e várias empresas têm-se manifestado contra o que se passou e pedem rigorosas mudanças na forma como a polícia trata as pessoas negras nos Estados Unidos. A trazer ao de cima a bandeira do movimento #BlackLivesMatter, várias plataformas digitais também se quiseram "fazer ouvir".
Além das frases de apoio, mudaram as cores dos seus logótipos. Os tons coloridas deram agora lugar ao preto, como forma de luto e de protesto.
Foi o caso do Twitter, que referiu que o racismo não adere à distância social.
Racism does not adhere to social distancing.
Amid the already growing fear and uncertainty around the pandemic, this week has again brought attention to something perhaps more pervasive: the long-standing racism and injustices faced by Black and Brown people on a daily basis. 🧵 pic.twitter.com/8zKPlDnacY
— Twitter Together (@TwitterTogether) May 29, 2020
Também o Instagram se juntou ao movimento ao mostrar apoio à comunidade negra e a dizer que é contra qualquer tipo de racismo.
We hear you, we see you and we are with you.
We stand against racism. We stand with our Black community — and all those working toward justice in honor of George Floyd, Breonna Taylor, Ahmaud Arbery and far too many others whose names will not be forgotten. pic.twitter.com/QvSvFG056H
— Instagram (@instagram) June 1, 2020
Outra das publicações com maior visibilidade foi a da famosa plataforma de streaming Netflix. “Estar em silêncio é ser complacente”, optou por escrever.
To be silent is to be complicit.
Black lives matter.
We have a platform, and we have a duty to our Black members, employees, creators and talent to speak up.
— Netflix (@netflix) May 30, 2020
O canal HBO também não ficou indiferente à morte de George Floyd e tomou a sua posição ao mostrar ao mundo uma citação de James Baldwin: “Nem o medo nem o terror fazem as pessoas cegas: a indiferença faz uma pessoa cega”.
“Neither love nor terror makes one blind: indifference makes one blind.” — James Baldwin
We stand with our Black colleagues, employees, fans, actors, storytellers — and all affected by senseless violence. #BlackLivesMatter
— #BlackLivesMatter (@HBO) May 31, 2020
Palavras de apoio que se estenderam também à Sony, uma das empresas mais conhecidas do mundo.
#BlackLivesMatter (1/3) pic.twitter.com/k4sIcUiPwP
— Sony (@Sony) May 31, 2020
Floyd, um ex-segurança de 46 anos, supostamente detido por ter tentado pagar com uma nota falsa num supermercado local, avisou diversas vezes o polícia que não estava a conseguir respirar e que estava a perder a consciência. Foi transportado para o hospital, mas a sua morte foi declarada pouco tempo depois, ainda dentro da ambulância.
À medida que se multiplicam as palavras de apoio à comunidade afro-americana e as homenagens a George Floyd, os Estados Unidos continuam a ferro e fogo.
A onde de protestos já fez mais de quatro mil detidos. Os números da prisão incluem os das manifestações em Nova Nova Iorque e Filadélfia na costa leste, Chicago e Dallas no centro-oeste e sudoeste, bem como em Los Angeles na costa oeste.
Derek Chauvin, o agente que provocou a morte do afroa-mericano foi detido na passada sexta-feira. A detenção aconteceu quatro dias depois da captura das imagens que correram o mundo e que se tornaram virais.