Os mais influentes da Internet são... - TVI

Os mais influentes da Internet são...

Cristiano Ronaldo está em destaque este ano. Está no top de três redes sociais, sendo o único a ocupar um lugar de topo em mais de duas plataformas, o que faz dele a personalidade mais seguida da Internet, com mais de 320 milhões de seguidores

Cantores, jogadores de futebol ou até os que falam de videojogos em frente a uma câmara destacam-se pelas habilidades que têm naquilo que fazem no dia-a-dia, mas captam a atenção de milhões de pessoas que todos os dias querem saber mais. Estes são os mais influentes das principais redes sociais da atualidade: Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.

Em destaque está o português Cristiano Ronaldo. Está no top de três redes sociais, sendo o único a ocupar um lugar de topo em mais de duas plataformas, o que faz dele a personalidade mais seguida da Internet, com mais de 320 milhões de seguidores.

Para cada rede social, e através de vários critérios, criámos a lista dos mais influentes.

Instagram

Na lista dos mais influentes da plataforma de fotografia mais popular da Internet, a primeira pessoa que surge é mesmo o futebolista português que agora alinha pela Juventus. Atrás do Instagram, Cristiano Ronaldo ocupa o segundo lugar da conta mais seguida, com 148.9 milhões de seguidores.

A página com mais fãs é mesmo a da própria aplicação, com quase o dobro de subscritores do segundo lugar, uma posição que pode ser explicada, por exemplo, com o facto de, ao criar uma conta, o utilizador que se junta ao Instagram recebe como sugestão inicial seguir esta página.

Instagram 271.1 milhões de seguidores
Cristiano Ronaldo 148.9 milhões de seguidores
Selena Gomez 144.5 milhões de seguidores
Ariana Grande 139.7 milhões de seguidores
Dwayne Johnson – The Rock 125.5 milhões de seguidores
Kim Kardashian 122.7 milhões de seguidores
Kylie Jenner 122.0 milhões de seguidores
Beyoncé 121.6 milhões de seguidores
Taylor Swift 114.0 milhões de seguidores
Neymar 107.9 milhões de seguidores

Em terceiro lugar, Selena Gomez representa a mulher mais seguida do Instagram, com 144.5 milhões de pessoas a quererem ver os conteúdos da cantora.

Outro facto interessante é o do clã Kardashian, que no top 10 é representado por duas das irmãs. Kim e Kylie Jenner ocupam, respetivamente, o sexto e sétimo lugares.

Facebook

No Facebook, mais uma medalha de ouro para Cristiano Ronaldo. O futebolista tem a página com mais “likes” da rede social azul, um total de 122 527 882, número que não para de crescer. Shakira, que já ocupou o primeiro lugar, é agora a segunda pessoa mais seguida.

Contudo, se tivermos em conta páginas de marcas ou serviços, a contagem é diferente. CR7 mantém-se no topo, mas a cantora colombiana, por exemplo, desce ao quarto lugar. Real Madrid e Barcelona passam, nesse caso, a ocupar os lugares do pódio.

PESSOAS

Cristiano Ronaldo 122.527.882 likes 1.º lugar
Shakira 101.883.759 likes 4.º lugar
Vin Diesel 98.699.166 likes 5.º lugar
Leo Messi 89.896.218 likes 7.º lugar
Eminem 88.118.291 likes 8.º lugar

MARCAS

Real Madrid F. C. 109.483.356 likes 2.º lugar
FC Barcelona 102.704.147 likes 3.º lugar
Tasty 95.912.236 likes 6.º lugar
YouTube 83.469.469 likes 9.º lugar
Mr Bean 81.685.568 likes 10.º lugar

Para a contabilização de nível de influência da rede social de Mark Zuckerberg tivemos em conta o número de seguidores das páginas, dado que melhor reflete o acesso a que os utilizadores têm dos conteúdos das personalidades.

YouTube

No YouTube, podemos olhar para os mais influentes em duas vertentes: podemos analisar as contas com maior número de subscritores ou aquelas cujos vídeos têm maior total de visualizações.

Se nos focarmos na pessoa que tem mais seguidores, PewDiePie leva o primeiro prémio, com 76,033,154 subscritores. Contudo, este produtor de conteúdo não surge na lista das cinco contas com maior número de visualizações.

Por sua vez, T-Series, a segunda página com mais seguidores, é a conta que ocupa o primeiro lugar dos canais com mais visualizações.

MAIS SUBSCRITOS

MAIS VISUALIZADOS

PewDiePie 76.033.154 subscritores T-Series 55.384.580.312 visualizações
T-Series 75.074.216 subscritores WWE 28.772.217.748 visualizações
Canal KondZilla 43.920.939 subscritores Ryan ToysReview 26.083.815.420 visualizações
5-Minute Crafts 43.798.554 subscritores netd müzik 25.985.698.733 visualizações
Justin Bieber 42.370.115 subscritores SET India 25.771.015.558 visualizações

Twitter

Em 280 caracteres também é possível influenciar uma comunidade. No Twitter, os mais influentes são cantores, mas também há presidentes e jogadores de futebol. Katy Perry, Trump e, novamente, Cristiano Ronaldo estão entre os mais populares.

A Brandwatch Audiences criou este ranking de acordo com uma seleção de critérios que, juntos, permitiram analisar a força das contas de utilizadores do Twitter e, assim, atribuir-lhes uma ordem, não necessariamente pelo número de seguidores.

Numa divisão entre homens e mulheres, a mais influente é Taylor Swift. No caso deles, Liam Payne, ex-One Direction, é o homem com mais força na rede social, mesmo tendo menos de metade dos seguidores do quarto lugar de Obama, por exemplo.

Se seguirmos a pontuação de influência da consultora, podemos dizer que os 98 pontos de Taylor Swift fazem dela a pessoa mais influente do Twitter.

   

PONTUAÇÃO DE INFLUÊNCIA

SEGUIDORES

MULHERES

Taylor Swift 98 pontos 84 milhões
Katy Perry 96 pontos 108 milhões
Kim Kardashian West 96 pontos 59 milhões
Demi Lovato 96 pontos 57 milhões
Ellen Degeneres 95 pontos 77 milhões

HOMENS

Liam Payne 97 pontos 33 milhões
Donald Trump 96 pontos 56 milhões
Justin Bieber 95 pontos 105 milhões
Barack Obama 95 pontos 103 milhões
Cristiano Ronaldo 95 pontos 76 milhões

Os dados foram medidos para perceber quão influente uma conta tem sido, ao longo do tempo, com base no nível de envolvimento genuíno que os conteúdos partilhados estão a criar. Embora o número de publicações, de seguidores e de partilhas tenha muito peso, quanto mais força de envolvimento tiverem as contas com as quais interagem, melhor a “pontuação” no ranking.

Por isso, o número de seguidores não pode ser critério exclusivo para definir o mais influente e o menos influente. A rede de contas tem peso na forma como os conteúdos acabam por influenciar os utilizadores.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE