Cantores, jogadores de futebol ou até os que falam de videojogos em frente a uma câmara destacam-se pelas habilidades que têm naquilo que fazem no dia-a-dia, mas captam a atenção de milhões de pessoas que todos os dias querem saber mais. Estes são os mais influentes das principais redes sociais da atualidade: Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.
Em destaque está o português Cristiano Ronaldo. Está no top de três redes sociais, sendo o único a ocupar um lugar de topo em mais de duas plataformas, o que faz dele a personalidade mais seguida da Internet, com mais de 320 milhões de seguidores.
Para cada rede social, e através de vários critérios, criámos a lista dos mais influentes.
Na lista dos mais influentes da plataforma de fotografia mais popular da Internet, a primeira pessoa que surge é mesmo o futebolista português que agora alinha pela Juventus. Atrás do Instagram, Cristiano Ronaldo ocupa o segundo lugar da conta mais seguida, com 148.9 milhões de seguidores.
A página com mais fãs é mesmo a da própria aplicação, com quase o dobro de subscritores do segundo lugar, uma posição que pode ser explicada, por exemplo, com o facto de, ao criar uma conta, o utilizador que se junta ao Instagram recebe como sugestão inicial seguir esta página.
271.1 milhões de seguidores | |
Cristiano Ronaldo | 148.9 milhões de seguidores |
Selena Gomez | 144.5 milhões de seguidores |
Ariana Grande | 139.7 milhões de seguidores |
Dwayne Johnson – The Rock | 125.5 milhões de seguidores |
Kim Kardashian | 122.7 milhões de seguidores |
Kylie Jenner | 122.0 milhões de seguidores |
Beyoncé | 121.6 milhões de seguidores |
Taylor Swift | 114.0 milhões de seguidores |
Neymar | 107.9 milhões de seguidores |
Em terceiro lugar, Selena Gomez representa a mulher mais seguida do Instagram, com 144.5 milhões de pessoas a quererem ver os conteúdos da cantora.
Outro facto interessante é o do clã Kardashian, que no top 10 é representado por duas das irmãs. Kim e Kylie Jenner ocupam, respetivamente, o sexto e sétimo lugares.
No Facebook, mais uma medalha de ouro para Cristiano Ronaldo. O futebolista tem a página com mais “likes” da rede social azul, um total de 122 527 882, número que não para de crescer. Shakira, que já ocupou o primeiro lugar, é agora a segunda pessoa mais seguida.
Contudo, se tivermos em conta páginas de marcas ou serviços, a contagem é diferente. CR7 mantém-se no topo, mas a cantora colombiana, por exemplo, desce ao quarto lugar. Real Madrid e Barcelona passam, nesse caso, a ocupar os lugares do pódio.
PESSOAS |
||
Cristiano Ronaldo | 122.527.882 likes | 1.º lugar |
Shakira | 101.883.759 likes | 4.º lugar |
Vin Diesel | 98.699.166 likes | 5.º lugar |
Leo Messi | 89.896.218 likes | 7.º lugar |
Eminem | 88.118.291 likes | 8.º lugar |
MARCAS |
||
Real Madrid F. C. | 109.483.356 likes | 2.º lugar |
FC Barcelona | 102.704.147 likes | 3.º lugar |
Tasty | 95.912.236 likes | 6.º lugar |
YouTube | 83.469.469 likes | 9.º lugar |
Mr Bean | 81.685.568 likes | 10.º lugar |
Para a contabilização de nível de influência da rede social de Mark Zuckerberg tivemos em conta o número de seguidores das páginas, dado que melhor reflete o acesso a que os utilizadores têm dos conteúdos das personalidades.
YouTube
No YouTube, podemos olhar para os mais influentes em duas vertentes: podemos analisar as contas com maior número de subscritores ou aquelas cujos vídeos têm maior total de visualizações.
Se nos focarmos na pessoa que tem mais seguidores, PewDiePie leva o primeiro prémio, com 76,033,154 subscritores. Contudo, este produtor de conteúdo não surge na lista das cinco contas com maior número de visualizações.
Por sua vez, T-Series, a segunda página com mais seguidores, é a conta que ocupa o primeiro lugar dos canais com mais visualizações.
MAIS SUBSCRITOS |
MAIS VISUALIZADOS |
||
PewDiePie | 76.033.154 subscritores | T-Series | 55.384.580.312 visualizações |
T-Series | 75.074.216 subscritores | WWE | 28.772.217.748 visualizações |
Canal KondZilla | 43.920.939 subscritores | Ryan ToysReview | 26.083.815.420 visualizações |
5-Minute Crafts | 43.798.554 subscritores | netd müzik | 25.985.698.733 visualizações |
Justin Bieber | 42.370.115 subscritores | SET India | 25.771.015.558 visualizações |
Em 280 caracteres também é possível influenciar uma comunidade. No Twitter, os mais influentes são cantores, mas também há presidentes e jogadores de futebol. Katy Perry, Trump e, novamente, Cristiano Ronaldo estão entre os mais populares.
A Brandwatch Audiences criou este ranking de acordo com uma seleção de critérios que, juntos, permitiram analisar a força das contas de utilizadores do Twitter e, assim, atribuir-lhes uma ordem, não necessariamente pelo número de seguidores.
Numa divisão entre homens e mulheres, a mais influente é Taylor Swift. No caso deles, Liam Payne, ex-One Direction, é o homem com mais força na rede social, mesmo tendo menos de metade dos seguidores do quarto lugar de Obama, por exemplo.
Se seguirmos a pontuação de influência da consultora, podemos dizer que os 98 pontos de Taylor Swift fazem dela a pessoa mais influente do Twitter.
PONTUAÇÃO DE INFLUÊNCIA |
SEGUIDORES |
||
MULHERES |
Taylor Swift | 98 pontos | 84 milhões |
Katy Perry | 96 pontos | 108 milhões | |
Kim Kardashian West | 96 pontos | 59 milhões | |
Demi Lovato | 96 pontos | 57 milhões | |
Ellen Degeneres | 95 pontos | 77 milhões | |
HOMENS |
Liam Payne | 97 pontos | 33 milhões |
Donald Trump | 96 pontos | 56 milhões | |
Justin Bieber | 95 pontos | 105 milhões | |
Barack Obama | 95 pontos | 103 milhões | |
Cristiano Ronaldo | 95 pontos | 76 milhões |
Os dados foram medidos para perceber quão influente uma conta tem sido, ao longo do tempo, com base no nível de envolvimento genuíno que os conteúdos partilhados estão a criar. Embora o número de publicações, de seguidores e de partilhas tenha muito peso, quanto mais força de envolvimento tiverem as contas com as quais interagem, melhor a “pontuação” no ranking.
Por isso, o número de seguidores não pode ser critério exclusivo para definir o mais influente e o menos influente. A rede de contas tem peso na forma como os conteúdos acabam por influenciar os utilizadores.