Nova Jérsia poderá proibir peões de enviarem SMS - TVI

Nova Jérsia poderá proibir peões de enviarem SMS

Telemóvel [Foto: Reuters]

Deputada norte-americana apresentou um projeto de lei que, se for aprovado, poderá condenar os infratores até 15 dias de prisão

Pessoas a caminhar pelas ruas de olhos postos no smartphone são uma visão cada vez mais habitual, ou até mesmo os vídeos de acidentes bizarros, cómicos ou graves provocados por alguém que se distraiu a escrever uma mensagem no telemóvel já se tornaram comuns, mas uma deputada norte-americana quer acabar com o problema, pelo menos no Estado de Nova Jérsia.

Pamela Lampitt, deputada estadual de Nova Jérsia, nos EUA, apresentou um projeto de lei para tornar ilegal a escrita de mensagens enquanto se atravessa a rua ou se caminha no passeio. A pena prevista no documento vai de uma multa de 50 dólares (cerca de 45 euros) ou a cumprir 15 dias de prisão. Em alguns casos, seriam aplicadas as duas sanções.

De acordo com o The Washington Post, as multas propostas por Pamela Lampitt são as mesmas aplicadas aos peões que atravessam estradas em locais proibidos ou que não respeitam os sinais luminosos. A deputada já esclareceu que metade do valor da multa seria utilizado para financiar formações que sensibilizem para os perigos de escrever mensagens no telemóvel enquanto se caminha.

De acordo com estatísticas citadas pelo The Washington Post, 11% dos acidentes fatais envolviam peões em 2005, número que subiu para os 15% em 2014. A razão será, precisamente, a utilização desregrada dos telemóveis, que tem motivado os legisladores de vários estados norte-americanos a apresentar propostas de penalização dos menos cautelosos. No Havai, por exemplo, está para aprovação uma lei que prevê multas de 250 dólares, cerca de 225 euros, para quem atravesse a estrada a olhar para o telemóvel. Nos últimos anos, vários projetos de lei semelhantes falharam a aprovação em vários estados norte-americanos, nomeadamente no Arcansas, Ilinóis, Nevada e Nova Iorque.

"Peões distraídos, assim como os condutores distraídos, representam um perigo em potência para os próprios e para os condutores na estrada", frisou Pamela Lampitt.

 

"Se uma pessoa na estrada - quer esteja a andar ou conduzir - for um risco para os outros, deve haver uma lei dissuasora e que puna o comportamento de risco", disse a legisladora democrata aos meios de comunicação locais.

Para a deputada, a medida servirá para dissuadir comportamentos de risco e penalizá-los. Pamela Lampitt cita um relatório do Conselho Nacional de Segurança dos EUA que estima que o uso de telemóveis terá estado na origem de 11 101 ferimentos entre 2000 e 2011.

 

Continue a ler esta notícia