Antártida regista a temperatura mais elevada de sempre - TVI

Antártida regista a temperatura mais elevada de sempre

  • Sofia Santana
  • 7 fev 2020, 10:47

O recorde anterior tinha sido registado há apenas cinco anos e este novo valor é quase um grau superior. A Antártida é uma das regiões do mundo onde o aquecimento global tem causado maior impacto

A Antártida registou a temperatura mais elevada de sempre, esta quinta-feira. Os termómetros atingiram os 18,3 graus, um valor que é 0,8 graus superior ao recorde anterior. O valor foi registado na estação meteorológica argentina Esperanza, que recolhe dados desde 1961.

Segundo o Serviço Meteorológico da Argentina, o recorde anterior, de 17,5 graus, tinha sido estabelecido em março de 2015. 

Especialistas sublinham que se trata de um recorde impressionante porque o anterior tinha sido registado há apenas cinco anos e este novo valor é quase um grau superior.

Esta leitura é impressionante porque o anterior recorde foi registado há apenas cinco anos e este é quase um grau superior. É um sinal da velocidade a que o aquecimento global tem acontecido por aqui, que é muito superior à média”, explicou um climatologista da Universidade Victoria, em Wellington, na Austrália, ao jornal The Guardian.

Mas este não foi o único novo recorde estabelecido nesta quinta-feira: outra estação meteorológica, a base Marambio, também registou a temperatura mais elevada para um mês de fevereiro desde 1971. Os termómetros chegaram nesta quinta-feira aos 14,1 graus, ultrapassando os 13,8 graus atingidos a 23 de fevereiro de 2013.  

Estes valores foram atingidos numa altura em que se soube que janeiro de 2020 foi o mês de janeiro mais quente de sempre, em todo o planeta. 

A Antártida é uma das regiões do mundo onde o aquecimento global tem causado maior impacto. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, a temperatura média na Antártida subiu cerca de três graus nos últimos 50 anos e quase todos os glaciares estão a derreter.

Continue a ler esta notícia