Macau em alerta devido ao ciclone tropical Wipha - TVI

Macau em alerta devido ao ciclone tropical Wipha

  • SS
  • 31 jul 2019, 08:46
Chuva e vento

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau içaram esta quarta-feira o sinal 8 de tempestade tropical devido à aproximação do ciclone tropical Wipha

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau içaram esta quarta-feira às 14:00 (07:00 em Lisboa) o sinal 8 de tempestade tropical devido à aproximação do ciclone tropical Wipha.

Às 14:00, o Wipha encontrava-se a 340 quilómetros a sul de Macau e continuava a encaminhar-se para a península de Leizhou, no sul da China.

Prevê-se que o vento se vá intensificar e espera-se que o sinal 8 continue em vigor durante o dia", indicaram os SMG.

O sinal 8 de tempestade tropical, o primeiro do ano, implica o encerramento de parques de estacionamento, das pontes entre a península de Macau e a Taipa, a suspensão dos transportes públicos e das ligações terrestres, marítimas e aéreas.

De acordo com o 'site' do aeroporto internacional do território (MIA), até às 12:00 tinham sido afetados 62 voos: 46 foram cancelados e 21 adiados, implicando um total de 2.549 passageiros.

O MIA apelou aos passageiros para que acompanhem a situação "dos seus voos junto das respetivas companhias aéreas".

O Instituto de Ação Social (IAS) já anunciou a abertura de dois centros de abrigo: o da Ilha Verde, na península de Macau, e o centro de ação social da Taipa e Coloane.

Além do aviso de tempestade tropical, continua em vigor o aviso de 'storm surge' (maré de tempestade) "amarelo".

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, que são emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Em 23 de agosto de 2017, o tufão Hato, o pior em 53 anos a atingir Macau, causou dez mortos e mais de 240 feridos, provocando graves inundações na zona do Porto Interior.

Em meados de setembro de 2018, o tufão Mangkhut causou 40 feridos e prejuízos avaliados em 1,74 mil milhões de patacas (192 milhões de euros) em Macau, onde o sinal máximo de tempestade tropical esteve, na altura, içado várias horas.

Continue a ler esta notícia