Ébola: exame de auxiliar de enfermagem espanhola é negativo - TVI

Ébola: exame de auxiliar de enfermagem espanhola é negativo

«A primeira prova foi negativa e o teste será repetido nas próximas horas», refere o comunicado do comité especial criado pelo executivo para acompanhar a crise do Ébola em Espanha

A primeira de duas provas realizada este domingo ao sangue da auxiliar de enfermagem espanhola infetada com o Ébola teve resultado negativo, devendo uma segunda prova ser realizada nas próximas horas, confirmou o Governo espanhol.

O resultado é confirmado num curto comunicado do comité especial criado pelo executivo para acompanhar a crise do Ébola em Espanha.

«O estado de saúde da paciente hospitalizada no Carlos III evoluciona favoravelmente. A primeira prova foi negativa e o teste será repetido nas próximas horas», refere o comunicado. 

A auxiliar de enfermaria acusou positivo em dois testes do vírus do Ébola no dia 6 de outubro depois de ter prestado cuidados ao paciente com ébola transferido da Serra Leoa.  A auxiliar de enfermagem soube que tinha a doença pela Internet , ao consultar o seu telefone e ver as notícias online. Teresa Romero está internada no Hospital Carlos II de Madrid, onde tem sido tratada. A paciente estava numa outra unidade de saúde da capital espanhola, no Hospital de Alcorcón, e deslocou-se sob escolta de uma dezena de carros da polícia nacional, da guardia civil e por agentes em motociclos.

O estado de saúde de Romero agravou-se ao terceiro dia de internamento, com a doente a ser entubada por problemas pulmonares. No entanto, no dia seguinte, Teresa Romero mostrou melhorias e no dia 10 de outubro já estava consciente e conseguia sentar-se. 

Quando os médicos pensavam que a paciente tinha começado a melhor, a auxiliar de enfermagem voltou a ter uma recaída e fontes hospitalares tiveram de confessar que a doença tem um comportamento muito irregular no corpo humano, podendo levar a um agravamento do estado de saúde «muito rapidamente». 

Esta sexta-feira, a imprensa espanhola dava conta de que a doente tinha melhorado, facto que se veio a confirmar depois de conhecidos os resultados das análises.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos