Sismo de 7,5 na escala de Richter faz quatro mortos no México - TVI

Sismo de 7,5 na escala de Richter faz quatro mortos no México

Abalo foi sentido a 12 quilómetros da cidade de Crucecita, no estado de Oaxaca. Foi emitido alerta de tsunami, que acabou por ser desativado

Um sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter foi sentido esta terça-feira em Santa María Zapotitlán, estado de Oaxaca, no sul do México, junto à costa. A confirmação foi dada pelo Serviço Sismológico Nacional do México. Segundo a agência Reuters, foram registadas quatro vítimas mortais.

A informação foi confirmada pelo governador do estado de Oaxaca, Alejandro Murat.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, com sede nos Estados Unidos, emitiu um alerta para o risco de ocorrer um tsunami na sequência do sismo. A zona em risco de ser atingida por um tsunami envolvia uma área num raio de mil quilómetros. O alerta, que se estendia a países vizinhos como Guatemala, El Salvador ou Honduras, foi entretanto desativado.

Segundo a mesma entidade, o sismo ocorreu às 10:29 locais (16:29 hora de Lisboa).

O epicentro do abalo foi sentido a 23 quilómetros da cidade de Crucecita.

Apesar de ficar a quase 700 quilómetros do epicentro, a Cidade do México também sentiu a terra a tremer.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, já falou à nação, dizendo que os dados de que dispõe ainda são preliminares. 

Segundo o secretário dos Negócios Estrangeiros mexicano, Marcelo Ebrard, o protocolo de proteção civil foi imediatamente ativado. Vários edifícios foram evacuados em diferentes cidades, e a população mantém-se na rua até que o nível de alerta estabilize.

O terramoto teve uma profundidade de 26,3 quilómetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A Proteção Civil do estado de Oaxaca já confirmou a existência de várias réplicas, sendo a maior registada com uma magnitude de 5,2 na escala de Richter.

Alejandro Murat já pediu à Proteção Civil nacional que declare estado de emergência para a região de Oaxaca.

As autoridades alertam também para a possibilidade de atividade vulcânica na região. Em foco está a atividade do vulcão Popocatépetl, que colocou o alerta na fase intermédia, depois de ter sido confirmado que há fumo a ser expelido.

A empresa Petróleos Mexicanos também confirmou um incidente numa das suas centrais. No decurso do sismo, uma exploração incendiou-se em Oaxaca, causando um ferido. O fogo já se encontra extinto, mas a central petrolífera foi encerrada.

Continue a ler esta notícia