Al-Qaeda declara guerra ao Estado Islâmico - TVI

Al-Qaeda declara guerra ao Estado Islâmico

Osama bin Laden e Ayman al-Zawahiri

Organização terrorista assinala os 14 anos do 11 de Setembro com uma mensagem áudio dirigida ao grupo terrorista atualmente mais temido no Mundo

No dia em que passam 14 anos sobre os atentados terroristas do 11 de Setembro, que provocaram cerca de três mil mortos nos EUA, surge a notícia de que a Al-Qaeda declarou guerra ao autoproclamado Estado Islâmico.

O atual líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, publicou uma mensagem áudio, citada pelo “tabloide” britânico “The Mirror”, onde acusa o líder do Estado Islâmico de “insubordinação” e em que garante que Abu Bakar al-Baghdadi não é o líder de “todos os muçulmanos” como reivindica.

 “Nós preferimos responder o menos possível, centrados na preocupação de extinguir o fogo da insubordinação, mas Abu Bakr al-Baghdadi e os seus irmãos não nos deixaram outra opção, pois exigiram que todos os guerrilheiros renunciassem às alianças e jurassem aliança ao que dizem ser um califado", explica al-Zawahiri na mensagem áudio, revelada na quarta-feira à noite.


“Todos ficaram surpreendidos [quando al-Baghdadi se autoproclamou chefe do quarto califado] e fez tudo isto sem consultar os muçulmanos”, acrescenta.

O Estado Islâmico, que chegou a ser um dos ramos da Al-Qaeda, autonomizou-se há cerca de dois anos. Um especialista citado pelo "The Mirror" indica que há lutas constantes entre grupos afiliados de ambas as fações em territórios do Afeganistão e do Paquistão.
Continue a ler esta notícia